não mexer

header ads

Lula indica Alckmin e outros 15 nomes para ministérios; veja.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, na manhã desta quinta-feira (22), novos ministros que estarão junto com ele à frente do governo a partir do dia 1º de janeiro de 2023. Diplomado, até o momento o petista divulgou os chefes de seis das 37 pastas da Esplanada dos Ministérios.

Ao todo, já são 22 nomes anunciados pelo presidente eleito para compor equipe ministerial em sua gestão, que se inicia em 1º de janeiro de 2023; confira a lista.

Presidente eleito anunciou mais 16 nomes para sua equipe ministerial; confira! | Reprodução

São eles: Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Flávio Dino (Justiça), José Múcio Monteiro (Defesa) e Mauro Vieira (Relações Exteriores), anunciados em 9 de dezembro.

No último dia 11 foi confirmada a cantora Margareth Menezes (Cultura), após pressão para a indicação de uma mulher. Lula também já apresentou Aloizio Mercandate como futuro presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O novo governo deve seguir a estrutura do segundo mandato de Lula, entre 2003 e 2011. Nesse sentido, ocorre a recriação de ministérios como o da Cultura, Esportes, Cidades, Igualdade Racial e Pesca.

Outras pastas serão fragmentadas para cuidar de diferentes temas. Um exemplo é o atual ministério da Economia, que passa a ser dividido em Fazenda, Planejamento, Gestão e Inovação e Indústria e Comércio.

Além disso, há a criação de ministérios inéditos, como o dos Povos Originários, uma promessa de campanha de Lula. O Executivo também passa a ter um órgão específico para Portos e Aeroportos, desmembrado do atual Ministério da Infraestrutura.

ANÚNCIOS

O futuro chefe da Casa Civil, Rui Costa, prometeu o anúncio de “quase a totalidade” dos nomes nesta quinta, porém, apenas 16 novos nomes foram divulgados pelo presidente Lula em evento sediado no Gabinete de Transição, em Brasília; veja:

- Alexandre Padilha (Relações Institucionais);

- Márcio Macedo (Secretaria-Geral);

- Jorge Messias (Advocacia-Geral da União);

- Nísia Trindade (Saúde);

- Camilo Santana (Educação);

- Esther Dweck (Gestão);

- Márcio França (Portos e Aeroportos);

- Luciana Santos (Ciência e Tecnologia);

- Cida Gonçalves (Mulheres);

- Wellington Dias (Desenvolvimento Social);

- Margareth Menezes (Cultura) – anunciada novamente;

- Luiz Marinho (Trabalho);

- Anielle Franco (Igualdade Racial);

- Silvio Almeida (Direitos Humanos);

- Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio);

- Vinícius Carvalho (Controladoria-Geral da União).

Espera-se que o anúncio dos demais ministros ocorra ainda na semana que vem. Lula chegou a dizer que faltam 13 nomes a serem divulgados.

Autor: Com informações do Metrópoles

Postar um comentário

0 Comentários