não mexer

header ads

Cartões amarelos podem desfalcar seleções nas oitavas.

Na última partida da Seleção Brasileira, contra a Suíça, o volante Fred recebeu o primeiro cartão amarelo do time de Tite no mundial. Caso receba mais um contra Camarões, será suspenso nas oitavas de final, para a qual o Brasil já está classificado.

Diferente dos campeonatos normais de clubes,  quando um jogador só tem suspensão automática após receber três cartões amarelos, segundo o regulamento da Fifa para o Mundial, a regra muda.

Caso receber dois cartões amarelos, o jogador será punido com suspensão de um jogo. 

Diferente de outras competições, na regra da FIFA, a suspensão automática vem caso o jogador tome dois cartões amarelos.

Fred é o único jogador da seleção brasileira pendurado e que pode ficar de fora da outra fase, caso recebe um novo cartão amarelo. | Lucas Figueiredo/CBF

Se engana quem pensa que os cartões são "zerados" quando as seleções entram na fase mata-mata. Isto quer dizer que, quaisquer cartões amarelos recebidos na fase de grupos contam para fins de acumulação durante a competição nas oitavas e quartas de final.

A partir das semifinais, os cartões são zerados, e os jogadores com uma punição, não ficam mais pendurados. Resumindo: nenhum atleta fica de fora da final do mundial por conta de acúmulo de cartões. 

A regra, porém, nem sempre foi assim. Os cartões foram introduzidos na Copa do Mundo do México, em 1970. Até 2002, ano em que o Brasil se tornou pentacampeão mundial, independente da fase da competição, o segundo cartão amarelo significava suspensão na próxima partida. Por este motivo, o meia Michael Ballack, melhor jogador da Alemanha na ocasião, não jogou a final contra o Brasil. 

Tendo em vista não tirar grandes craques de decisões de mundiais, a FIFA alterou a regra, zerando os cartões amarelos após as quartas de final. Caso o jogador receba uma punição na semi e outra na final, este terá que cumprir sua punição em outra competição oficial da entidade máxima do futebol.

Na história dos cartões, o argentino Javier Mascherano é o atleta com mais "Yellowcard" em Copas do Mundo, tendo sido advertido sete vezes - a última delas na Copa da Rússia, em 2018, quando a Argentina perdeu para a França por 4 a 3.

A Alemanha é a campeã dos cartões amarelos, com 122 até o último Mundial. Argentina e Brasil ocupam a segunda e terceira colocações, com 112 e 98, respectivamente. 

A competição com mais jogadores "amarelados" foi a de 2006, na Alemanha, com um total de 373 cartões distribuídos, sendo 345 amarelos e 28 vermelhos.

Em 2018, quando o Brasil foi eliminado pela Bélgica nas quartas de final, o volante Casemiro não atuou na partida por ter sido punido ainda pela fase de grupos. Entre outros motivos, por isso o treinador Tite decidiu poupar todos os titulares para o jogo contra Camarões nesta sexta, às 16h, no Lusail Stadium.

Autor: Lucas Contente, com informações de ESPN.

Postar um comentário

0 Comentários