não mexer

header ads

137 cidades cearenses estão em alerta para o risco de chuvas e ventos fortes, aponta Inmet.

Quase todo o Ceará está em alerta para o risco de chuvas e ventos fortes. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta possibilidade de precipitações entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos de até 60 km/h, para 137 das 186 cidades cearenses. 

Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Legenda: Para estas localidades há risco de queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas-Foto: Fabiane de Paula.

O alerta é válido até a manhã desta quinta-feira, dia 1º de dezembro. Este aviso meteorológico foi o que englobou o maior número de municípios em novembro, mês que antecede o início oficial da pré-estação chuvosa no Estado.

Os avisos do Inmet são divididos em três níveis de severidade, sendo o primeiro deles o de grau 1 ou 'perigo potencial'; o segundo, de grau 2, também chamado de 'perigo'; e, por fim, o grau 3 ou 'grande potencial'. O alerta atual está na classificação de perigo. 

Neste nível, o Inmet aponta para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.Perigo Potencial: Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário.

Perigo: Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.

Grande Perigo Grande Perigo: Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana.

BOAS CHUVAS 

Caso o alerta se confirme na prática, o Ceará terá o terceiro dia consecutivo de bons índices pluviométricos. Na terça-feira, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em mais de 20 cidades --cujo destaque foi em Tamboril, com volume pluviométrico de 49 milímetros -- e, nesta quarta, pelo menos 75 cidades foram banhadas pelas chuvas. 

A Funceme corrobora com a previsão do Inmet. Conforme o órgão cearense, o prognóstico para os próximos dois dias é de continuidade das precipitações. Na quinta-feira, dia 1º de dezembro, e na sexta, a Funceme aponta chance de pluviometria em todas as regiões do Estado.

Postar um comentário

0 Comentários