não mexer

header ads

Próstata: exame salva vidas, mas é tabu para muitos homens.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a cada 38 minutos um homem morre de câncer de próstata no Brasil. Somente em 2018, 15.576 pessoas morreram com a doença e a expectativa é que o número de novos casos diagnosticados triplique. 

Quebrar tabus é fundamental para ajudar a reverter o atual cenário da doença, que provoca a morte de cerca de 15 mil homens por ano no Brasil.

Campanha Novembro Azul visa conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce | Reprodução: Internet

Infelizmente, mesmo no ano 2022, o câncer de próstata e a realização do exame são ainda tabus entre os homens. O câncer que acontece na próstata é o segundo que mais acomete homens e alguns fatores de risco podem contribuir para o desenvolvimento da doença, dentre eles:

• Histórico familiar: em que pai, irmão, tio que foram acometidos podem indicar o risco pela hereditariedade;

• Idade elevada (acima de 50 anos);

• Excesso de gordura;

Um dos grandes impasses do câncer de próstata, é que semelhante a outras doenças, ele não apresenta sintomas evidentes em estágio inicial. De toda forma, podem ser sinais de câncer de próstata: dificuldade em urinar ou a necessidade de urinar mais vezes, dor óssea, presença de sangue na urina e/ou sêmen. Em estágio avançado, o câncer de próstata pode resultar, por exemplo, em insuficiência renal.

Quando o diagnóstico do câncer de próstata é feito na fase inicial, as chances de cura chegam a 90%. Mas se já estiver em um estágio bem avançado, a porcentagem cai para 10%. 

É muito raro a doença acometer pacientes mais jovens, mas pode acontecer. A estimativa é de menos de 0,5% da população masculina abaixo dos 40 anos. 

A consultora e especialista em sexualidade, Roberta Pavon, conta que muitos homens apresentam uma certa resistência quando se trata de realizar o exame de próstata. Entre outros fatores, esse comportamento pode estar relacionado a aspectos sócio-culturais, como falta de conhecimento, medo e preconceito em relação ao exame de toque retal, como se fosse afetar a masculinidade.

Roberta Pavon é empresária no ramo de bem-estar sexual e consultora de sexualidade | Foto: arquivo pessoal.

“O exame de toque é indolor e absolutamente normal e não afeta a sexualidade de ninguém. Contudo, se você se sentir muito constrangido, vale a pena conversar com pessoas próximas que já fizeram esse procedimento para se tranquilizar”, esclarece Roberta.

Quebrar tabus é fundamental para ajudar a reverter o atual cenário da doença, que provoca a morte de cerca de 15 mil homens por ano no Brasil. Muitas dessas vidas provavelmente teriam sido salvas com o diagnóstico precoce, foco central da campanha do Novembro Azul, que visa conscientizar os homens e estimulá-los a se cuidarem, pois o índice de câncer de próstata pode ser curável quando descoberto nas fases iniciais. 

Não há uma forma específica de prevenção do câncer de próstata. O importante é adotar um estilo de vida saudável, o que contribui para prevenir o surgimento de vários tipos de cânceres e outras doenças. Isso inclui:

  • Alimentação saudável (rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais e menor quantidade de gordura, principalmente animal);

  • Atividade física regular (fazer no mínimo 30 minutos diários);

  • Manter o peso adequado para a altura;

  • Identificar e tratar adequadamente hipertensão, diabetes e problemas de colesterol;

  • Não fumar e não ingerir álcool em excesso;

  • Dormir bem;

  • Cuidar da saúde mental;

  • Fazer sexo seguro.

“Muitos homens ainda possuem preconceito com relação ao exame de toque devido ao pensamento consciente coletivo. Precisamos quebrar esse tabu e entender a importância do pré-diagnóstico, que pode salvar muitas vidas”, finalizou.

Com informações da assessoria

Postar um comentário

0 Comentários