não mexer

header ads

Novembro azul: conscientização e prevenção.

A campanha “Novembro azul” foi iniciada em 2011 com o objetivo de alertar os homens sobre os cuidados com a saúde, especialmente na prevenção do câncer de próstata, um dos mais frequentes entre os brasileiros.

Freepik

Em 17/11 é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data que deu origem ao movimento Novembro Azul.

Esse tipo de câncer é uma doença que não manifesta sintomas na fase inicial, somente na fase avançada, podendo provocar dores fortes, inclusive a óssea, sintomas urinários, insuficiência renal e infecção generalizada. Mas nesse estágio, cerca de 95% dos tumores não respondem a tratamento e podem levar à morte.

Por isso a necessidade de acompanhamento médico periódico e realização de exames para a detecção precoce.

Saiba mais sobre esse assunto na entrevista com o Dr. Jônatas Luiz Pereira, médico uro-oncologista do Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba, Paraná.

ENTREVISTA COM: Dr. Jônatas Luiz Pereira, médico uro-oncologista do Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba, Paraná.

Dr. Jônatas Luiz Pereira, médico uro-oncologista do Hospital Erasto Gaertner

Dr. Jônatas Luiz Pereira, médico uro-oncologista do Hospital Erasto Gaertner

Quais são os principais cuidados que o homem deve observar para ter uma vida saudável?

Os principais cuidados que o homem deve ter para levar uma vida saudável, na verdade, são cuidados que todas as pessoas devem ter. A gente recomenda uma dieta balanceada, atividade física regular, dormir bem à noite, evitar privação de sono, evitar período de estresse, manter o peso controlado, eventualmente perder um pouquinho de peso. Também tentar evitar a obesidade e o sobrepeso, evitar, por exemplo, o tabagismo, que é o hábito de fumar e evitar também o abuso de bebidas alcoólicas. Junto a isso, a gente tem que pensar também em rotinas para que a gente se mantenha saudável. E as rotinas, basicamente, são consultar os médicos, que podem ser o urologista, o cardiologista, eventualmente o clínico geral ou geriatra, dependendo da idade do paciente. Então, fazer consultas de rotina periodicamente conforme indicação do médico.

O que é o câncer de próstata e como se manifesta?

O câncer de próstata é uma doença inicialmente silenciosa. No começo, é uma doença que não se manifesta e normalmente as manifestações acontecem só quando a doença já está mais avançada ou já é uma doença disseminada, quando ela sai da próstata. É por isso que a gente recomenda fazer os exames de rastreamento da doença ou da prevenção do câncer de próstata a partir dos 50 anos de idade para os homens em geral e a partir do 45 para quem tem fatores de risco como parentes com câncer de próstata ou são homens negros. E aí a gente precisa fazer o rastreamento um pouquinho antes, a partir dos 45 anos para prevenir ou, na verdade, para diagnosticar mais precocemente a doença.

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

Os principais sintomas do câncer de próstata têm a ver com dor nos ossos, perda de peso e sintomas obstrutivos da micção. Mas aqui é importante a gente destacar que esses sintomas são mais genéricos e outras doenças podem causar os mesmos sintomas. E com relação a obstrução da micção, com sintomas de dificuldade para urinar, existe uma doença muito comum que é a hiperplasia prostática benigna da próstata. Não é um câncer de próstata que causa esses sintomas. Então, como eu disse, o câncer de próstata inicialmente é assintomático, os pacientes não têm sintoma nenhum nos momentos em que a gente precisa diagnosticar para curar essa doença e só quando essa doença está avançada ou disseminada é que os sintomas aparecem.

Fonte: Site Pastoral da Criança.

Postar um comentário

0 Comentários