não mexer

header ads

Em dois anos, Ceará registra mais de 17 mil denúncias de estelionato utilizando o PIX.

 Em dois anos de funcionamento no Brasil, completados nesta quarta-feira (16), o Ceará registrou 17.045 denúncias de estelionato em ambiente virtual utilizando a ferramenta de pagamento instantâneo.

De janeiro a outubro deste ano, foram 10.860 casos, considerando os registros feitos em delegacias da Polícia Civil do Estado. Já durante todo o ano de 2021, foram realizadas 6.185 denúncias. Os dados são da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Durante a pandemia, o uso do PIX para fazer pagamentos de produtos e serviços, evitando contato físico entre as pessoas, foi popularizado como uma das formas de prevenção ao coronavírus. Porém, com o aumento do uso da ferramenta, criminosos aproveitaram para a aplicação de golpes.

"As mudanças que auxiliaram comerciantes e consumidores, durante o período mais crítico, também tornaram mais comum a aplicação de golpes nas transações onlines. Além disso, com a popularidade da transação digital, o assunto ganhou visibilidade nos espaços de discussão, facilitando o entendimento das vítimas sobre como proceder para registrar as situações", disse a SSPDS.

Por g1 CE

Postar um comentário

0 Comentários