não mexer

header ads

Ceará amplia vacinação contra a Meningite C para todos profissionais da saúde. Meta é imunizar 100% do público alvo.

Trabalhadores da Saúde já podem receber a vacina contra a meningite C em todo o Ceará. A imunização já está disponível nos postos de saúde e segue até fevereiro de 2023. O objetivo é vacinar 100% dos profissionais da área, incluindo os que atuam nos setores administrativos.

Trata-se de uma diretriz encaminhada pela Coordenação-geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) do Ministério da Saúde via comunicado, que recomenda a imunização do público citado contra o sorogrupo C, com esquema de uma dose, considerando a gravidade e a letalidade da doença. O documento contempla, ainda, crianças e adolescentes não vacinados até 10 anos de idade. 

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) tem o compromisso de proteger a população cearense organizando, difundindo e estimulando as ações de promoção da saúde e a prevenção de doenças. “A vacina é a forma mais efetiva de proteger contra a meningite, que é tão grave, deixa muitas sequelas e pode levar à morte. Reforçamos com todos os profissionais que se vacinem”, diz a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Sarah Mendes D’Angelo. 

Segundo o Ministério da Saúde, em 2022, apenas 47% do público-alvo foram imunizados contra a doença. A baixa adesão tem contribuído para o surgimento de novos focos e os adultos geralmente são os responsáveis pela manutenção da circulação.

Postar um comentário

0 Comentários