não mexer

header ads

Assembleia Legislativa do Ceará comemora o Dia da Literatura Cearense em solenidade nesta segunda Feira (21).

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nesta segunda-feira (21/11), às 18h, no Plenário 13 de Maio, sessão solene para comemorar o Dia da Literatura Cearense, celebrado em 17 de novembro.

A data é comemorada anualmente no dia do nascimento da escritora e romancista cearense Rachel de Queiroz, um dos grandes nomes da ficção brasileira e a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.

“Trata-se de uma data importantíssima para a nossa cultura, em especial para homenagear nomes expressivos na área literária e que divulgam as produções do espírito do povo cearense”, justifica o do deputado estadual Heitor Férrer (União), autor do requerimento da sessão solene.

O parlamentar lembra ainda que o Ceará constitui um celeiro de escritores e poetas exponenciais na literatura brasileira, a partir de nomes como o de José de Alencar, considerado criador do romance brasileiro.

Outro ponto ressaltado por Heitor Férrer é o pioneirismo do Estado na área das Letras. “O Ceará foi o primeiro a criar a Academia Cearense de Letras, fundada em 1894, instalada antes mesmo da Academia Brasileira de Letras, que só foi fundada em 1897”, informa.

Na solenidade serão homenageados 21 escritores, cronistas, poetas e membros das academias Cearense, Sobralense, Lavrense, Cedrense, Ubajarense e Maçônica de Letras, além de membros da Academia Cearense de Direito, da Academia Cearense de Imprensa e da Casa Juvenal Galeno.

WR/GE

Postar um comentário

0 Comentários