não mexer

header ads

Ipec: Lula tem 51% no 2º turno, e Bolsonaro, 42%.

A nova pesquisa do Ipec para o segundo turno da eleição presidencial mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 51% das intenções de voto, nove pontos percentuais à frente do candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), que aparece com 42%. De acordo com os dados liberados nesta segunda-feira, são 5% os eleitores que declaram voto em branco ou nulo, e outros 2% se dizem indecisos.

Nenhum dos candidatos variou para além da margem de erro do levantamento, estimada em dois pontos percentuais para mais ou menos, em relação à sondagem anterior. Na pesquisa divulgada na quarta-feira passada, o instituto fundado por ex-executivos do Ibope indicava Lula com 51% e Bolsonaro com 43% das intenções de voto.

Se desconsiderados os votos em branco e nulos, assim como faz a Justiça Eleitoral na hora da apuração oficial, Lula alcança 55% dos votos válidos, contra 45% do candidato do PL. Na pesquisa anterior, os patamares eram exatamente os mesmos.

Contratado pela TV Globo, o Ipec entrevistou presencialmente 2.000 eleitores em 130 municípios de todo o país para o levantamento, realizado entre 8 e 10 de outubro e registrado no sistema do Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-02853/2022.

Esta é a primeira pesquisa realizada pelo instituto desde a retomada das propagandas dos candidatos no rádio e na TV. Nome mais votado no primeiro turno, Lula tem destacado os apoios recebidos para a votação do próximo dia 30, exibindo em comerciais imagens de Simone Tebet (MDB), Ciro Gomes (PDT), Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Tabata Amaral (PSB) e Joaquim Barbosa. Em outra frente, a campanha petista levou para a TV trecho de entrevista antiga de Bolsonaro ao jornal "The New York Times" em que o atual presidente declara que "comeria um índio sem problema nenhum". A propaganda foi depois vetada pelo TSE, a pedido da campanha bolsonarista.

O atual presidente também angariou apoios para o segundo turno e partiu para o ataque ao adversário. Bolsonaro ganhou a declaração de voto de governadores reeleitos no dia 2, como Cláudio Castro (PL) no Rio, Romeu Zema (Novo) em Minas, Ronaldo Caiado (União) em Goiás, e Ratinho Júnior (PSD) no Paraná. Também tem o apoio de Rodrigo Garcia (PSDB), governador de São Paulo que ficou fora do segundo turno no estado.

Em entrevista na sexta-feira passada, o presidente criticou Lula por não dizer quem serão seus ministros em eventual retorno ao Planalto e chamou o adversário de "pinguço". Na televisão, Bolsonaro dedicou seu espaço no horário eleitoral desta segunda-feira para pedir o voto dos eleitores do Nordeste, região onde Lula teve maior vantagem na primeira votação. O candidato à reeleição precisa conquistar quase 370 mil votos por dia para se reeleger com o mesmo percentual do eleitorado que o levou à Presidência quatro anos atrás.

EXTRA

Postar um comentário

0 Comentários