não mexer

header ads

É dia de São Francisco; autor da oração mais famosa do mundo.

Filho de uma família rica de comerciantes, protetor dos animais e dos humildes, Francesco Bernardone nasceu em 1186 em Assis, na Itália. Francisco teve uma juventude cheia de luxo, gastando toda sua riqueza em prazeres mundanos. Entretanto, através de um sonho, São Francisco de Assis recebeu a palavra do Senhor. A partir daí, sua vida mudou e decidiu renunciar a tudo, pois acreditava que um caminho mais humilde era o caminho da salvação.

Através de um sonho, São Francisco de Assis recebeu a palavra do Senhor. A partir daí, sua vida mudou e decidiu renunciar a tudo.

São Francisco de Assis morreu em 4 de outubro de 1226 aos 42 anos. | ( Divulgação )

“Por que te inquietas em buscar o servo em vez do Senhor?”, disse o senhor em sonho. A sua existência tomou um novo rumo, guiado pelo constante desejo de saber para que Deus o chamasse. 

Ao saber de sua decisão, o pai de Francisco de Assis inconformado fez o filho renunciar a todos os bens diante do bispo da cidade. Francisco não só atendeu o pedido, como também entregou as próprias roupas ao pai, dizendo: "Até hoje vos chamei de pai, mas de agora em diante meu único Pai é o Pai Nosso que está no céu". A partir dessa decisão, São Francisco de Assis passou a promover viagens missionárias e se dedicou aos pobres e doentes.

Após renunciar todos os seus bens para seguir uma vida simples e sem luxo, Francisco conquistou muitos adeptos às suas ideias que se disponibilizaram a seguir o mesmo caminho. Foi quando Assis decidiu fundar a Ordem dos Franciscanos, com o objetivo de espalhar a humildade total e o amor à natureza.

No ano de 1210, a Ordem foi aprovada pelo Papa Inocêncio III, após 16 anos Francisco morreu aos 42 anos, em 4 de outubro de 1226, mesma data em que se comemora o dia do Santo.

O Cardeal Jorge Mario Bergoglio, devido a sua devoção a São Francisco de Assis adotou o nome do santo como Sumo Pontífice, tornando-se Papa Francisco. De acordo com o papa, sua escolha se deve porque o modo como ele leva a vida se assemelha ao do santo: ambos prezam pela compaixão, solidariedade, humildade e simplicidade.

São Francisco sempre teve um grande amor pelos animais e pela natureza os tratando como se fossem seus irmãos. Todo esse carinho dado aos bichos, deu ao santo a fama de protetor dos animais.

Conheça a oração de São Francisco de Assis para proteção aos animais

"Santo, santo, santo, que és Francisco, protetor dos animais. Por favor, proteja as pequenas criaturas que, neste fim de mundo, estão cada vez mais maltratadas. Não deixeis que os animais de estimação sejam tratados como rudes feras. Fazei com que os seres humanos sejam benignos e bondosos, como tu sempre fostes em vida. Fazei com que a prece, as palavras doces, os carinhos, os alimentos estejam presentes e, se possível, a liberdade. Que o homem não queira trazer as aves presas. Que os cães e gatos, que estiverem presos, não sejam tratados como animais selvagens. E que a paz reine entre eles. Que a vida seja celebrada entre o reino animal e humano todos os dias e, que não nos tornemos desumanos em nome dessas criaturas. E que eu, em todos os dias de minha vida, agradeça pelo teu exemplo e seja promotora da paz como assim o fostes. Amém."

Oração a São Francisco de Assis

Senhor, fazei de mim um instrumento da Vossa paz.

Onde houver ódio, que eu leve o amor.

Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.

Onde houver discórdia, que eu leve a união.

Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.

Onde houver erro, que eu leve a verdade.

Onde houver desespero, que eu leve a esperança.

Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.

Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, fazei que eu procure mais:

consolar, que ser consolado;

compreender, que ser compreendido;

amar, que ser amado.

Pois é dando que se recebe.

É perdoando que se é perdoado.

E é morrendo que se vive para a vida eterna.

Rezemos

Glorioso São Francisco, santo da simplicidade, do amor e da alegria, que no céu contemplais as perfeições infinitas de Deus, lançai sobre nós o vosso olhar cheio de bondade. Socorrei-nos em nossas necessidades espirituais e corporais. Rogai ao nosso Pai e Criador, que nos conceda as graças que pedimos por vossa intercessão, vós que sempre fostes tão amigo dele. E inflamai o nosso coração de amor sempre maior a Deus e aos nossos irmãos, principalmente os mais necessitados.

São Francisco de Assis, rogai por nós. Amém.

Ouça a oração mais conhecida do Santo na voz de Fagner (Estrelas do Natal):

Com informações do Terra

Postar um comentário

0 Comentários