não mexer

header ads

Dom Odilo fala sobre intolerância, fascismo e roupa vermelha.

Após publicar no Twitter uma reflexão sobre brigas políticas e receber comentários com questionamentos, o arcebispo metropolitano de São Paulo, cardeal dom Odilo Scherer, 73, pediu calma e precisou explicar o motivo de aparecer em seu perfil na rede social com uma roupa vermelha.

Após ter publicado desabafo sobre intolerância política no último domingo (16), Cardeal de São Paulo sofreu ataques bolsonaristas nas redes sociais e foi chamado de "comunista" por usar vermelho, cor tradicional do cargo.

Chamado de "comunista", o cardeal dom Odilo Scherer precisou explicar razão de usar vermelho em roupas eclesiásticas. | (Foto: Reprodução/TV Vaticano)

"Se alguém estranha minha roupa vermelha (perfil), saiba que a cor dos cardeais é o vermelho (sangue), simbolizando o amor à igreja e prontidão ao martírio, se preciso for. Deus abençoe a todos. Mas ninguém machuque ninguém", disse neste domingo (16).

Mais cedo, o arcebispo havia escrito que a fé em Deus permanecerá depois das eleições, assim como os valores morais, a justiça, a fraternidade, a amizade e a família. "Vale a pena colocar tudo isso em risco no caldo da briga política?", perguntou.

Entre as respostas que recebeu, o religioso leu questionamentos sobre sua posição em relação ao aborto e ao comunismo e sobre a cor da roupa. "Qual vermelho você veste? O do mau, do comunismo, ou o vermelho do amor?", perguntou um seguidor.

Segundo Dom Odilo, o debate provocado por sua pergunta proporcionou conteúdo para escrever um livro. "Mas não era preciso xingar tanto quem fez a pergunta. Calma, povo! Depois das eleições, todos precisam continuar a viver juntos", repreendeu.

"Tempos estranhos esses nossos! Conheço bastante a história. Às vezes, parece-me reviver os tempos da ascensão ao poder dos regimes totalitários, especialmente o fascismo. É preciso ter muita calma e discernimento nesta hora", escreveu. "Para ser mais claro: parece-me reviver os tempos da ascensão do fascismo ao poder. E sabemos as consequências".

Ele reafirmou que é contra o aborto e não aprova o comunismo ou fascismo. "Sou a favor da moral dos mandamentos de Deus. Estou em comunhão com o papa".

O líder católico lembrou que já escreveu muitos artigos contra o aborto e indicou o site da arquidiocese, onde seus textos são publicados. "Desafio alguém encontrar pauta a favor do aborto".

Em entrevista recente ao jornal Folha de S.Paulo, Dom Odilo afirmou que não devem existir temas tabus e que a posição antiaborto já era dos católicos antes dos evangélicos assumirem esse tema.

Autor: Cristina Camargo/Folhapress

Postar um comentário

0 Comentários