não mexer

header ads

Datafolha: Lula vence com 52% dos votos; Bolsonaro tem 48%.

Foi divulgada, há pouco, a terceira pesquisa entre os candidatos que disputam a presidência da República pelos próximos quatro anos no Brasil. O Instituto Datafolha aponta a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o adversário Jair Bolsonaro (PL), que é o atual presidente e concorre a reeleição.

É a terceira pesquisa divulgada na véspera do 2º turno, que aponta a volta de Lula ao Palácio do Planalto.

Datafolha mostra que Lula caiu 1%, mesmo assim está à frente de Bolsonaro | ( Reprodução )

Os números levantados mostram que Lula tem 52% dos votos válidos, enquanto que Bolsonaro tem 48%. Os votos válidos são a métrica de contagem do resultado final do pleito pela Justiça Eleitoral. Eles excluem os brancos e nulos no dia do voto e, para fins da pesquisa, os indecisos.

A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O Datafolha ouviu 8.308 pessoas em 253 municípios, em um levantamento encomendado pela Folha e pela TV Globo. Feito na sexta (28) e no sábado (29), ele está registrado sob o número BR-08297/2022.

A pesquisa é a última feita pelo instituto antes do pleito, e não configura uma previsão de resultado. Isto porque mudanças de rumo de última hora não são incomuns, com fenômenos como a própria votação de Bolsonaro no primeiro turno, acima do nível declarado pelos eleitores na véspera, apesar da alta rejeição do mandatário.

Nos chamados votos totais, que abarcam todas as categorias, Lula tem 49% (tinha 49% na anterior) e Bolsonaro, 45% (44% antes). 

DOL, com informações da Folha de São Paulo

Postar um comentário

0 Comentários