não mexer

header ads

Censo 2022 precisa ser respondido por quase metade da população IBGE montou pontos de divulgação do trabalho em todas as capitais.

Depois de mais de dois meses de operações, quase metade dos brasileiros estimados ainda precisa ser contabilizada pelo Censo. Por isso, técnicos, diretores e coordenadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) montaram pontos de divulgação do trabalho em todas as capitais do país, neste sábado (8). O principal objetivo é vencer as resistências de algumas pessoas que têm se recusado a atender os recenseadores.

Foto: Agência Brasil

As dificuldades têm sido maiores nas regiões Sul e Centro-Oeste do país. O gerente técnico do Censo, Luciano Duarte, reforça as medidas de segurança e confidenciabilidade da pesquisa. 

A resistência em alguns setores, especialmente de classe de rendimento mais alta, obrigou até a prorrogação dos trabalhos, que agora devem terminar em dezembro. 

Além de revelar o tamanho da nossa população e suas características básicas, o Censo é essencial para a formulação de políticas públicas. Por isso, Luciano Duarte reforça como a participação de todos é indispensável. 

Além de seguro, responder o Censo também não é demorado. No levantamento de 2022, há dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, que leva em torno de cinco minutos. Já o questionário ampliado, tem 77 perguntas, deve ser respondido por cerca de 11% dos domicílios escolhidos aleatoriamente, em cerca de 16 minutos. Apenas um morador responde por todos do seu domicílio. Este ano, também é possível responder o Censo pelo telefone, ou pela internet, mas apenas de forma agendada, após contato presencial com o recenseador. 

Edição: Sheily Noleto/ Fabíola Sinimbú

Postar um comentário

0 Comentários