não mexer

header ads

Ceará se prepara para beatificação da Menina Benigna.

Está marcada para o dia 24 de outubro a cerimônia oficial na qual Benigna Cardoso da Silva – a Menina Benigna – será consagrada como beata: a primeira mártir cearense a receber o título concedido pela Igreja Católica. A beatificação ocorrerá no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, no Crato. A missa será presidida pelo cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus, para cerca de 60 mil pessoas.

A celebração será transmitida pela SerTão TV, através do canal 180 da Brisanet e pelo YouTube e Facebook da emissora.

Considerada “heroína da castidade”, Menina Benigna será a primeira Beata nascida no Ceará a receber esse ato, que é um passo para o caminho da canonização. O testemunho de sua santidade começou logo após o martírio, há mais de 70 anos.

Benigna Cardoso nasceu em Santana do Cariri em 1928. Em 1941, aos 13 anos de idade, ela foi assassinada com golpes de facão dados por Raul Alves, após recusar ter relações sexuais com o criminoso. Após a morte, a Menina Benigna passou a ser venerada como mártir na Região do Cariri e virou símbolo da resistência contra o feminicídio e a violência sexual contra crianças e adolescentes.

Santuário

Em Santana do Cariri, terra natal da Menina Benigna, um projeto do Governo do Ceará realiza melhoria e ampliações no centro de peregrinação.

A futura beata possui hoje um espaço em sua homenagem no distrito de Inhumas, em Santana do Cariri, local onde nasceu e que recebe pelo menos duas vezes por ano milhares de pessoas, nas romarias e caravanas em devoção à Menina Benigna. No intuito de ampliar a estrutura existente na área, formada por uma capela e um memorial, e oferecer mais conforto e segurança ao público, que deve aumentar com a beatificação, a nova área do santuário terá aproximadamente 48 mil metros quadrados (m²). A construção é supervisionada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), e encontra-se com 35% da execução concluída.

O complexo religioso será integrado com monumento em memória à jovem, templo para celebração de missas campais, uma trilha pavimentada de cerca de 500 metros conhecida como Caminhos do Martírio, além de estacionamento para motos, carros e ônibus, e jardins arborizados. No momento, as equipes de engenharia se concentram nos serviços de terraplanagem da área de fundações da estátua e na pavimentação das vias de acesso, passeios e estacionamento em piso intertravado.

São mais de R$ 15 milhões investidos através do Tesouro do Estado para ampliar e requalificar a área que compreende o santuário da Menina Benigna, equipamento que, ao término da obra, passará a fazer parte do circuito de atrações regionais do Cariri, coordenadas pela Secretaria da Cultura (Secult), dessa forma estimulando o turismo religioso e fortalecendo as tradições culturais do povo cearense.

Postar um comentário

0 Comentários