não mexer

header ads

Advogada que atacou nordestinos em vídeo é exonerada pela OAB.

A advogada Flávia Moraes, que publicou recentemente um vídeo com falas preconceituosas contra os nordestinos, foi exonerada do cargo de vice-presidente da OAB Mulher de Uberlândia. A decisão foi comunicada por meio das redes sociais pelo diretor presidente da entidade na cidade do Triângulo Mineiro, José Eduardo Batista.

Entidade se disse 'constrangida e envergonhada' com as declarações de Flávia Moraes, que era vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada.

A advogada Flávia Moraes (ao centro) foi exonerada de cargo na OAB Uberlândia após atacar nordestinos em vídeo — Foto: Reprodução

“Com relação aos lamentáveis fatos ocorridos envolvendo uma advogada que exercia o cargo de vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada em nossa subseção, após uma apuração dos fatos, tomamos as seguintes deliberações: exoneração da advogada do cargo que exercia e determinação da abertura de processos disciplinares em atenção às representações que nos foram enviadas por advogados e Uberlândia e região”, diz Batista em vídeo compartilhado no perfil da OAB Uberlândia no Instagram.

A postagem da entidade surge como uma resposta após a repercussão extremamente negativa das declarações de Flávia Moraes. Dois dias após o primeiro turno das eleições presidenciais, a advogada publicou um vídeo nas redes sociais atacando os nordestinos, que votaram majoritariamente no ex-presidente Lula (PT). Flávia chegou a dizer que “não vai mais gastar dinheiro no Nordeste” e que nordestinos “gostam de migalhas”. A fala da advogada foi repudiada por diversos setores da sociedade.

Vereadora de Uberlândia e deputada federal eleita, Dandara (PT) se indignou com o caso e entrou com uma representação na OAB cobrando “ações enérgicas e imediatas”. O presidente da OAB Minas, Sérgio Leonardo também usou as redes sociais para repudiar as falas da advogada.

Após o impacto de suas afirmações, Flávia Moraes emitiu comunicado dizendo que sua conduta, “embora reprovável, não se encontra tipificada como crime em qualquer dispositivo legal vigente”. A advogada lamentou o ocorrido: “Me arrependo profundamente pelo ocorrido, desculpando-me com todas as pessoas de origem nordestina que tenham se sentido ofendidas, retratando-me completamente”. 

Na nota oficial publicada nas redes, a OAB Uberlândia se desculpa com o povo nordestino “pelas manifestações ofensivas da referida advogada”. José Eduardo Batista acrescentou que a entidade não compactua com as declarações de Flávia: “A OAB Uberlândia se sente profundamente constrangida e envergonhada e se solidariza com o querido povo nordestino ,que muito contribui com o progresso nacional”.

O TEMPO


Postar um comentário

0 Comentários