não mexer

header ads

Energia solar favorece descarbonização de empresas no Ceará.

ESG, do inglês Environmental, Social and Corporate Governance ou Governança Ambiental, Social e Corporativa e ODS, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ligado à Rede Brasil do Pacto Global da ONU, braço das Nações Unidas que reúne o setor corporativo, são algumas siglas presentes nas agendas globais ligadas à sustentabilidade. Termos como estes estão alinhados a processos de eliminação ou diminuição de emissão de gases lançados na atmosfera e acabam orientando novos hábitos e investimentos.

Para o Ministério do Meio Ambiente brasileiro, a neutralização da emissão de carbono fica para 2050, sendo que a metade disso pode ser conseguida até 2030, segundo o órgão federal.


As decisões para neutralidade em carbono exigem investimentos em novas tecnologias e estratégias na construção de uma cadeia logística eficiente. Todas estas opções certamente passam pelo mesmo caminho: o consumo de energia a partir de fontes primárias renováveis, cujo Brasil é apontado como o de maior potencialidade, no mundo. Tais fontes são ofertadas abundantemente na natureza, como a eólica e a solar e ambas estão presentes no Nordeste brasileiro, mais precisamente em pontos geográficos chaves, como o litoral, com seus portos, como o do Pecém e o sertão, com sua abundância em terras e mão de obra.

Recentemente o Brasil saiu de 13GW para 18GW de potência instalada da fonte solar, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar). Estão inclusos desde geração a partir de usinas fotovoltaicas, como as do interior cearense à energia gerada pelas placas instaladas nos telhados de residências, cada vez mais vistas nos bairros de cidades maiores.

No Ceará, por exemplo, empresas vão ganhando cada vez mais possibilidades de ter uma presença eficiente de descarbonização, pela proximidade de instalações de usinas fotovoltaicas no interior do estado. Cada usina instalada forma um complexo de produção contínua de energia limpa, com seus milhares de painéis espelhados (células solares) voltados para o céu azul e Sol radiante, típicas realidades locais.
Os municípios de Quixeré e Jaguaruana, distantes, respectivamente, 218 quilômetros e 183 quilômetros, de Fortaleza, foram escolhidos para receberem complexos fotovoltaicos por parte de um grupo empresarial pernambucano, alinhado com o novo ambiente de negociação, comercialização, gestão e geração de energia limpa. Os investimentos são da ordem de 2,1 bilhões de reais. Potências instaladas das usinas: 500 MWp, em Jaguaruana e 192 MWp, em Quixeré.

“O Ceará tem ambiente favorável para o negócio, com ótimos pontos de conexão no governo e mercado. Além do espírito empreendedor do cearense, o Ceará possui uma vocação incrível para energia renovável”, explica Rodrigo Mello, CEO do Grupo Kroma Energia, dono dos investimentos no Vale do Jaguaribe, região cearense onde estão as cidades de Jaguaruana e Quixeré.

Geração de emprego
A chegada de usinas de captação de energia solar atraem, de forma natural, além dos investimentos financeiros, mão de obra (local e de fora) e fomento econômico inédito na região onde são instaladas. Energia renovável é necessária para empresas atingirem suas metas de descarbonização, mas tem potencial para muito mais.
“A indústria de geração de energia renovável está sempre se atualizando. Além de você ter um custo competitivo de energia, também é gerado uma cadeia de empregos, contribuindo para a aceleração da economia local”, explica o CEO da Kroma.

Postar um comentário

0 Comentários