não mexer

header ads

Dublador do Mickey e Pica-pau, Luís Manuel morre aos 80 anos.

Na noite de terça (6), morreu o dublador Luís Manuel, aos 80 anos. A informação foi confirmada pelos também dubladores Wirley Contaifer e Erick Bouglex em publicações nas redes sociais. A causa da morte não foi divulgada.

Nascido em Portugal, morava no Brasil desde os sete anos de idade e se tornou referência como a voz de grandes personagens, entre eles, Pica Pau, Catatau e Bob Filho em "Zé Colmeia", Fred Jones em "Scooby-Doo" e Robin do seriado "Batman".

Voz do Manuel marcou gerações com desenhos nostálgicos. | Reprodução/ Twitter

Bouglex, intérprete de Aang em Avatar: A Lenda de Aang, prestou homenagem ao dublador, que foi diretor de dublagem e também a voz de Jato na animação. "O Luís Manuel foi o pai de Avatar, o responsável por me escalar pra dublar o Aang e escalar todas as outras vozes que marcaram a série. Foi quem moldou toda a série pro nosso idioma. Vai fazer falta demais", escreveu.

Uma das pessoas que mais acreditaram em mim e uma das que eu mais amei! Meu legado também tem o som da voz dele! Boa volta pra casa, mestrão!", falou Wirley.

Luís Manuel nasceu em 1942, em Portugal, e se mudou para o Brasil com a família ainda na infância, aos sete anos. No Rio de Janeiro, fez carreira no teatro e na rádio Tupi. A estreia aconteceu em 1952, onde trabalhou na Rádio Nacional, local em que sua mãe também atuava. Na época, Luís participou do programa Tal Pai, Tal Filho, de Milton Rangel.

Pouco tempo depois, ele se tornou locutor e fez carreira nos estúdios de dublagem. Luís anunciou a aposentadoria em 2016, depois de dar voz a grandes personagens, como Mickey Mouse, nos anos 1960 e 1970, Catatau e Bob Filho em Zé Colmeia, o Fred Jones de Scooby-Doo, Gato em CatDog, Chiquinho Gavião e Piu-Piu Monstro em Looney Tunes, Tartaruga Touchê, Robin do seriado clássico do Batman.

 Luís Manuel também ficou conhecido após se tornar o primeiro dublador de Pica-Pau, em uma versão hoje perdida feita no estúdio Herbet Richards.

Com informações Gauchazh


Postar um comentário

0 Comentários