não mexer

header ads

Bom pagador: Ceará mantém nota B em avaliação do Tesouro Nacional.

O Ceará manteve a nota B em Capacidade de Pagamento (Capag) na avaliação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Ministério da Economia. As informações estão em nota técnica que analisou o cumprimento das metas do Programa de Reestruturação e de Ajuste Fiscal (PAF). É o sexto ano consecutivo que o Estado figura no rol dos bons pagadores.

Real Moeda brasileira. Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

A nota B permite que o Ceará contraia novos empréstimos com a garantia da União. Para chegar a essa classificação, a STN analisa a capacidade de pagamento dos estados utilizando os indicadores de endividamento, poupança corrente e liquidez. Com base nesses critérios, é feito o diagnóstico da saúde fiscal dos estados e municípios.

“O Ceará não está com a nota A porque é líder em investimentos públicos no Brasil em relação à Receita Corrente Líquida.  Manter a nota B é apropriada para um Estado que tem poupança, mas não deixar de fazer as políticas públicas necessárias”, destaca o secretário do Tesouro Estadual e de Metas Fiscais da Sefaz, Fabrízio Gomes.

De acordo com o estudo técnico da STN, o Ceará cumpriu todas as metas do PAF, que incluem endividamento, resultado primário, despesa com pessoal, arrecadação própria, gestão pública e caixa líquido.

Postar um comentário

0 Comentários