não mexer

header ads

Prazo para emitir o título de eleitor digital vai até outubro; Apenas 18% baixaram o e-Título.

Os eleitores devem ficar atentos: quem quiser usar o aplicativo e-Título para se identificar ou apresentar a justificativa eleitoral no dia da votação tem até outubro para se organizar. No dia 2 de outubro, data da votação, a emissão estará bloqueada, sendo retomada apenas no dia 3. O mesmo vai acontecer no segundo turno, com a via digital permitida até a véspera, no dia 29 de outubro.

Dos mais de 156 milhões de eleitores aptos para votar neste ano, segundo o TSE, 27,9 milhões baixaram o e-Título, ou seja, quase 18%. Vale lembrar que só podem utilizar o título digital como documento de identificação as pessoas que têm biometria cadastrada. Hoje, 118 milhões de eleitores, cerca de 75% do total apto, têm o cadastro biométrico. Se o eleitor tiver a digital registrada, mas a foto ainda não constar no e-Título, um documento original de papel também deverá ser apresentado.

Para quem não puder votar nesta eleição, o app também disponibiliza a possibilidade de justificativa pela internet ou ainda os pontos físicos para o eleitor justificar presencialmente. A ferramenta ainda pode ser utilizada para emissão de quitação eleitoral e de nada consta criminal eleitoral.

Quem precisar regularizar qualquer pendência com a Justiça Eleitoral pode usar o e-Título para consultar e emitir a guia de pagamento de débitos.

Novidades

app está de cara nova e conta com recursos mais modernos de acessibilidade. Em maio de 2022, a tela mudou da cor verde para a azul, com o objetivo de proporcionar maior conforto às pessoas com algum tipo de deficiência visual, como o daltonismo.

Além disso, foi incorporada à versão digital do título de eleitor a ferramenta “Gestão de Atendimento”, que permitirá um controle do fluxo de acesso aos principais serviços pelo eleitorado. Por meio da função, caso haja um grande número de solicitações realizadas simultaneamente, a eleitora ou o eleitor entra em uma espécie de espera e, quando tentar acessar novamente o aplicativo, terá preferência no atendimento.

O novo e-Título apresenta ainda uma evolução na funcionalidade de notificações. Agora, o dispositivo também possibilita o registro do histórico de avisos recebidos pelo usuário ao longo do período de uso da versão digital do documento.

Postar um comentário

0 Comentários