não mexer

header ads

Censo Demográfico visita 3 milhões de casas no Ceará a partir desta segunda (1º); saiba como identificar recenseadores.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia, nesta segunda-feira (1º), o Censo Demográfico 2022. No Ceará, 7.348 recenseadores foram treinados para a realização do trabalho, dos quais 2.269 atuarão apenas em Fortaleza.

Segundo o chefe da unidade estadual do IBGE no Ceará, Francisco Lopes, os recenseadores visitarão cerca de 3 milhões de domicílios no estado. As visitas ocorrem a partir de 6h e vão até o período noturno, de domingo a domingo.

Nas visitas, os profissionais do IBGE fazem georreferenciamento dos domicílios logo após a chegada. Em seguida, o profissional se apresenta e informa o propósito da pesquisa, podendo aplicar dois modelos de questionário:

Comum, com 26 questões, com perguntas básicas, como nome, sexo, idade, escolaridade e questões referentes ao domicílio. Esse modelo é respondido em cerca de cinco minutos e aplicado em 90% das entrevistas.

Questionário do Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), com 77 perguntas. Além dos questionamentos básicos, o modelo indaga informações sobre cor, religião, fecundidade, deficiência e outros aspectos da vida dos residentes. Dura cerca de 15 minutos e é aplicado em apenas 10% das visitas.

Por g1 CE

Postar um comentário

0 Comentários