não mexer

header ads

Santana do Cariri,CE: Abertura dos festejos da padroeira Senhora Santana reuniu aproximadamente 4 mil devotos.

Após dois anos devido a pandemia, ontem aconteceu o tradicional cortejo do Pau da Bandeira de Senhora Sant’Ana, que marca o início das festividades na cidade de Santana do Cariri. O evento, que segue até o dia 26 de julho, conta com uma programação religiosa e social todos os dias. A expectativa é de que a festividade seja uma das maiores já realizadas no município. 

“É uma alegria imensa realizar essa festa após dois anos de pandemia, um evento que é aguardado o ano inteiro por todos os santanenses”, destaca o vice-prefeito do município, João Cabral. Em alguns dias, espera-se pelo menos 15 mil pessoas para a festa social, que este ano acontecerá na entrada da cidade. Para o secretário de Cultura e Turismo de Santana do Cariri, Ypsilon Félix, a festa já vem sendo planejada há meses para que ocorra com a maior segurança possível.

“É uma grande expectativa, depois de muitas reuniões de planejamento, estamos aqui festejando a festa com um novo formato, resgatando a procissão da bandeira, a banda de pífano. Todos os dias uma programação social e evangélica, diversificada, atrelada a programação da paroquia”, disse Ypsilon, que destacou, ainda, uma novidade para o turismo da cidade.

 “Durante o evento, também será lançada a campanha “Vem pra Santana”, que tem como objetivo fortalecer o fluxo de visitantes à Santana do Cariri. Está sendo montada uma nova rota turística. Deve ter várias ações de fomento, aspectos voltados para o turismo, pacote de formação com os empreendedores”, conclui.

Fé e devoção

A festa de Senhora Sant’Ana é marcada pela renovação da fé dos devotos. A santanense Luciana Fernandes acompanha a festa desde a adolescência. “Maravilhosa, principalmente porque é um momento para a gente reencontrar muita gente. É uma emoção muito grande para nós santanenses, porque é onde a gente vê a fé das pessoas”, afirma.

 Já a professora aposentada Marlene Diniz, de 62 anos, participa há 40 anos. “Todos os anos é uma emoção diferente, inclusive hoje chorei muito no cortejo do pau da bandeira, principalmente porque a gente lembra dos entes queridos que já se foram, mas sempre pedindo bençãos”, diz. 

De acordo com o pároco Padre Paulo, são mais de 180 anos de tradição dessa festa, por isso há uma grande emoção durante sua realização. Serão dias de encontro e reencontro com a palavra de Deus, a gente revive a nossa fé. Nós elegemos senhora Sant’Ana como intercessora de Benigna, por isso esse ano é muito importante celebrar essa festa”, explica.

Durante os dez dias, a programação religiosa iniciará às 11h com a santa missa, seguida de uma caminhada com a imagem de Senhora Sant’Ana. Às 18 acontece a reza do terço e às 19h o novenário. Após as novenas, ocorrerá festa na quermesse da igreja.

Postar um comentário

0 Comentários