não mexer

header ads

Campos Sales comemora hoje 123 anos de emancipação politica.

O municipio de Campos Sales comemora hoje 123 anos de emancipação politica e a gestão João Luiz publicou um video em homanagem a essa data importante para a historia do Cariri cearense.

Nas terras localizada ao oeste da Chapada do Araripe, viviam várias etnias tais como os índios Kariri,[8] antes da chegada das entradas no interior brasileiro durante o século XVII.

Os integrantes das entradas, militares e religiosos, mantiveram os primeiros contatos com os nativos, estudaram todas a região dos Cariai, catequizaram os desencadearam e os agruparam em aldeamentos ou missões. Os resultados destes contatos e descobrimentos desencadearam notícias que na região tinha ouro em abundância e em seguida desencadeou-se uma verdadeira corrida para os sertões brasileiros, onde famílias oriundas de Portugal, sonhando com as riquezas de terras inexploradas e com a esperança de encontrar o minério, que as levariam a aumentar o seu patrimônio material, além de aumentar o seu prestigio pessoal com a corte portuguesa.

A busca do metal precioso trouxe para a região do Sertão do Cariri, a colonização e com consequência a doação de sesmarias, o que permitiu o surgimento de lugarejos e vilas.

Deste contexto surge Campos Sales, um núcleo urbano que cresce ao redor da fazenda Várzea das Vacas e que consolidou-se como centro comercial devido a sua proximidade com o Piauí. 

Em 31 de Janeiro de 1991 por volta das 22:00 h, alguns agricultores presenciaram a queda de um meteorito de categoria Contrito (L5) pesando 3,5 kg batizado de Campos Sales nas coordenadas: 7°02' S; 40°10' W nas proximidades do distrito de Calderão mais preciso na localidade de Poço Redondo cerca de 16 km da sede do Município. Esse fato, passa a ser de grande importância para a Astronomia e no campo da pesquisa de meteoritos extraterrenos que são registrados todos os anos. E hoje uma pequena quantidade está no Museu Nacional no Rio de Janeiro. fonte: CAPO - Clube de Astronomia Pesquisa e Observação de Campos Sales [9] [10] 

Os principais eventos culturais são as festas da Padroeira Nossa Senhora da Penha (última semana de agosto), o Festival Junino (junho), e o aniversário do município (em média é de 26 à 29 de julho).

Postar um comentário

0 Comentários