não mexer

header ads

Estados recorrem a Gilmar Mendes para suspender decisão de Mendonça sobre o ICMS dos combustíveis.

Todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, apresentaram uma manifestação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que o ministro Gilmar Mendes suspenda a decisão do seu par André Mendonça que determinou a fixação das alíquotas do ICMS sobre os combustíveis em todo o País. 

O documento assinado por procuradores estaduais de todos as Unidades da Federação (UFs) foi protocolada na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 984, relatada por Gilmar e anterior à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7164, sob a responsabilidade de Mendonça. 

Segundo os estados, as duas ações apresentam "uma identidade de causas de pedir", pois ambas têm manifestações do presidente da República questionando a deliberação dos estados e DF com relação às alíquotas do ICMS. 

"A causa de pedir próxima seria o princípio constitucional da seletividade aplicável ao ICMS e a causa remota seria a essencialidade dos combustíveis, sendo o objeto central as alíquotas estaduais do ICMS incidentes sobre a comercialização dos combustíveis em geral", dizem os procuradores.

Postar um comentário

0 Comentários