não mexer

header ads

Concurso INSS 2022 tem mil vagas com ganhos de R$5.186,79.

O Instituto Nacional do Seguro Social recebeu autorização do Ministério da Economia para a realização de um novo concurso INSS 2022, com oferta de mil vagas para o cargo de técnico do seguro social, de nível médio e com ganhos de R$5.186,79.

Está autorizado um novo concurso INSS com mil vagas para o cargo de técnico do seguro social, de nível médio.

A portaria autorizativa foi publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira (13) | Reprodução

A portaria autorizativa foi publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira (13), e traz a informação de que o edital deverá ser publicado em até seis meses. Desta forma, a seleção será aberta até dezembro.

A autorização para o concurso ocorreu após o pedido ser avaliado por setores estratégicos do Ministério da Economia, nos últimos dias.

Já a oferta de vagas é a mesma anunciada em maio deste ano. Na ocasião, a Diretoria de Gestão de Pessoas do INSS expôs que, diante do cenário restritivo de contenção de despesas públicas e da necessidade de recomposição da força de trabalho do Instituto, a proposta visava alterar o quantitativo de vagas solicitado.

A solicitação em questão passou de 6.004 para as atuais mil vagas de técnico do seguro social. Além disso, as demais oportunidades (1.571 de analista do seguro social, de nível superior) foram transferidas para um próximo aval, a ser analisado no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2023. 

Cronograma prevê escolha da banca em um mês

O pedido de concurso encaminhado pelo INSS este ano trazia uma sugestão de cronograma. Nele é possível perceber que o INSS prevê a definição da banca organizadora um mês após a autorização. Desta forma, é possível esperar o anúncio da banca da seleção para a segunda quinzena de julho.

Conforme o ofício, o primeiro passo, logo após o aval, será a definição da oferta de vagas, o que deverá acontecer em três dias. Nessa etapa, o INSS deve fechar a distribuição das vagas pelo país.

Após essa fase, o cronograma do INSS prevê a elaboração da minuta do edital, contendo assim as principais informações para a elaboração do documento oficial do concurso.

O prazo para fechar o projeto básico, segundo o pedido de concurso, é de oito dias. Posteriormente, a autarquia reserva até 23 dias para a escolha e contratação da banca organizadora.

Em seguida, o INSS prevê cinco dias para fechar a elaboração do edital, o publicando em Diário Oficial com antecedência de quatro meses para a prova. O instituto pretende receber inscrições por um mês.

INSS poderá contratar até 1.250 aprovados

Por conta do grande déficit de pessoal no INSS, sempre há expectativa de a autarquia convocar aprovados além das vagas imediatas.

No concurso autorizado de 2022, o instituto poderá convocar mais 250 aprovados além dos mil referentes às vagas imediatas, em caso de autorização do Ministério da Economia. Isso é o que prevê o Decreto 9.739 de 2019, que traz as regras para os concursos públicos do Executivo Federal. 

Hoje o déficit de pessoal é de quase 24 mil cargos vagos na estrutura da autarquia, sendo 20.608 na carreira de técnico do seguro social. Essa defasagem de pessoal vem fazendo que com que a autarquia tenha uma fila de mais de 1,3 milhão de benefícios para serem analisados e concedidos.

Novo concurso INSS consta em acordo de greve

Em maio deste ano, chegou ao fim a paralisação dos servidores do Instituto Nacional de Seguro Social. Conforme o acordo de greve assinado, diversas pautas deveria ser atendidas, incluindo a realização do novo concurso INSS.

Com informações Folha Dirigida

Postar um comentário

0 Comentários