não mexer

header ads

Ceará reduz área de seca durante mês de maio, aponta monitor.

O novo mapa do Monitor de Secas, divulgado nesta segunda-feira (20), aponta o índice de 16,6% da área classificada com algum nível de seca no Ceará durante o mês de maio. O número representa uma variação absoluta de 2,27% em comparação ao mês de abril, quando o estado possuía índice de 18,87% do seu território com seca fraca.

O número representa uma variação absoluta de 2,27% em comparação ao mês de abril.

Três cidades cearenses são reconhecidas em situação de emergência por causa de seca pelo MDR (Foto: Fco Fontenele)

De acordo com o Monitor, a área considerada com seca fraca está situada no centro e na região oeste do Sertão Central e Inhamuns. Nesta condição, o estado ainda sofre impactos de longo prazo, que podem resultar na diminuição de plantio, do crescimento de culturas ou pastagem, além de déficits hídricos prolongados e pastagens ou culturas não completamente recuperadas.

Foto: Reprodução Monitor de Secas

Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as chuvas dentro da normalidade, entre fevereiro e março, principalmente, contribuíram para amenizar as condições de estiagem.

O mês de maio teve chuvas acima de 20% da normal climática esperada de 90.6mm, sendo observado um acúmulo de 108.7mm.

Panorama do Nordeste

Devido às chuvas acima da média no último mês, houve o recuo das secas moderada e fraca no leste da Paraíba e de Pernambuco, assim como a suavização da seca em Alagoas e Sergipe, que passou de moderada para fraca, e numa porção entre o Rio Grande do Norte e Paraíba, a situação passou de grave para moderada. Por outro lado, em decorrência da piora nos indicadores, houve o avanço da seca fraca no oeste baiano e sul do Piauí.

Histórico

Em maio de 2021, o cenário era completamente o oposto, o Ceará possuía áreas de seca fraca e moderada em todo o território, apesar de parte dos impactos serem de curto prazo. Já em relação às chuvas, o mesmo período registrou precipitações dentro da normal climática esperada, ultrapassando em apenas 3,6%.

Foto: Reprodução Monitor de Secas

Postar um comentário

0 Comentários