não mexer

header ads

Capacete Elmo poderá ser incorporado ao SUS.

Nesta sexta-feira (10), autoridades da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), divulgaram que deram início ao planejamento para que o capacete Elmo passe a ser incorporado à lista de tecnologias do Sistema Único de Saúde (SUS). O dispositivo é uma inovação cearense que contribuiu para a recuperação de, aproximadamente, 40 mil pacientes brasileiros durante a pandemia de Covid-19. 

Para que a medida seja efetiva, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) deverá aprovar a proposta. O órgão é responsável por auxiliar o Ministério da Saúde a incorporar, alterar ou excluir tecnologias exclusivas do ramo, como medicamentos, produtos e procedimentos. 

Após a recepção da solicitação, a Comissão terá até 180 dias para analisar a conformidade do documento e os estudos realizados para verificar a eficácia do produto, porém, a instituição pode solicitar que estudos complementares sejam feitos para ampliar os dados apresentados. Além disso, haverá uma consulta pública durante, aproximadamente, 20 dias para registrar a opinião geral sobre a nova tecnologia. 

De acordo com a diretora de Inovação e Tecnologias da ESP/CE, Alice Pequeno, o documento que será enviado para a avaliação ainda não foi concluído, mas já está sendo organizado e deve ficar pronto até agosto deste ano. 

“É necessário que o documento contenha uma avaliação econômica e um registro da Anvisa. Nós estamos nessa etapa de providenciar essas atividades para que, em 15 dias, tenhamos mais um encontro, fazendo um balanço do que já foi adiantado”, explica.

Postar um comentário

0 Comentários