não mexer

header ads

Sofrimento na fila do INSS: mais de 35 mil cearenses precisam da perícia para receber auxílios.

Com o retorno dos peritos e servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Previdência tem nas mãos um grande desafio: zerar a fila de perícias, que, atualmente, tem mais de 1 milhão de pessoas à espera. No Ceará, são mais de 35 mil beneficiários que esperam pelo exame médico que os possibilitam receber auxílios. Os dados são do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário).

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Há uma semana, o INSS foi procurado, mas não liberou informações sobre o número oficial de beneficiários no INSS que precisam realizar a perícia. A fila, com perícias represadas, tem pedidos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e auxílio por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença.  

GREVE AGRAVA QUADRO

A alta demanda por perícias, com um quadro agravado pela longa greve dos servidores,  o INSS anunciou medidas para  que a situação seja revertida em 90 dias. Entre as ações, estão o pagamento (e aumento) de bônus para médicos peritos, a realização de teleperícia e a liberação de auxílio-doença por análise de documentos.

O acordo para encerramento da greve, celebrado no último dia 20, os médicos peritos se comprometeram a repor os dias parados e trabalhar para reduzir o estoque de perícias não realizadas. Serão realizadas perícias extraordinárias, mediante pagamento de gratificação.  Agora o bônus, por cada perícia,  será de R$ 61,72. Antes, esse valor era de   R$ 57,50, uma alta de 7,33%, além de mutirões para atender a população.

 

Postar um comentário

0 Comentários