não mexer

header ads

Sistemas do Ministério da Saúde ficam fora do ar após ataque.

Parte dos sistemas do Ministério da Saúde ficaram fora do ar no começo da tarde de quarta-feira (18) por causa de uma tentativa de ataque hacker registrada na segunda-feira (16).

Plataformas como o ConecteSUS, que faz a a emissão do Comprovante de Vacinação, e e-SUS Notifica, usado para notificação de casos de Covid-19, foram afetados por supostas ações de hackers.

Uma dos sistemas afetados foi a plataforma ConecteSUS | Sérgio Lima/Poder360

Pelo segundo dia seguido, estavam indisponíveis ao menos os sites do ConecteSUS, que dá acesso ao comprovante de vacinação contra a Covid-19, e do e-SUS Notifica, usado para registros de casos confirmados ou suspeitos do novo coronavírus.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Daniel Meirelles Pereira, disse que houve um "acesso indevido" a um dos computadores que integram o sistema da pasta. O ataque hacker foi bloqueado e nenhum dado foi perdido, segundo Pereira.

"Não houve perda de dados ou prejuízo às atividades dentro do Ministério da Saúde", declarou o secretário. "Hoje a base de dados do Ministério da Saúde é uma das mais visadas do país, mais que a do sistema financeiro nacional."

Os sites do ConecteSUS e do e-SUS Notifica apresentavam uma mensagem de que as plataformas estavam fora do ar para "manutenção corretiva", com previsão de retorno ainda na quarta-feira (18), o que, de fato, ocorreu.

O aplicativo do ConecteSUS para dispositivos móveis não apresentava esta mensagem. A plataforma emitiu o certificado de vacinação da Covid-19 normalmente.

"É como se alguém tivesse entrado numa porta. A gente trancou e deixou a pessoa presa ali. Tivemos que derrubar os sistemas para não ter prejuízo maior, já que não sabíamos quantas pessoas tinham entrado na porta", disse o secretário-executivo.

SISTEMAS

Além do certificado de vacinação contra a Covid-19, o ConecteSUS reúne o histórico de exames e medicamentos dos pacientes no Sistema Único de Saúde.

O sistema do SI-PNI, usado por profissionais de saúde para registro de dados de vacinação, também ficou fora do ar na terça-feira (17).

"O Departamento de Informática do SUS (Datasus) identificou na segunda-feira (16) uma tentativa de acesso indevido e para resguardar as informações, os acessos foram suspensos até que toda a análise fosse realizada. Vale ressaltar que a manutenção não causou impacto nos dados das plataformas", afirma o comunicado do ministério.

HISTÓRICO

Essa é a segunda vez em seis meses que os sistemas do Ministério da Saúde ficaramm fora do ar. Em dezembro do ano passado, um ataque hacker também derrubou o ConecteSUS, o e-SUS Notifica e o SI-PNI.

À época, a PF (Polícia Federal) e o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) foram acionados. Os registros de vacinação da Covid-19 só foram recuperados e o ConeteSUS voltou a funcionar com instabilidade 13 dias depois.

"Qualquer movimento como esse a gente comunica integralmente, na mesma hora, a Polícia Federal e órgãos responsáveis", disse Pereira.

FOLHAPRESS

Postar um comentário

0 Comentários