não mexer

header ads

Ceará supera média histórica de chuvas 6 dias antes do fim da quadra.

O Ceará conseguiu atingir uma expressiva marca nesta quadra chuvosa. Mesmo ainda restando seis dias para o fim do período, os índices pluviométricos conquistados já superam a média histórica. 

A normal climatológica para os meses de fevereiro a maio é de 600.7 milímetros e, até agora, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) já contabiliza o acumulado de 608.4 mm. Estes números são parciais e podem sofrer atualização até o fim da quadra chuvosa. 

Nos últimos dez anos, apenas três vezes este índice foi rompido. Em 2020, o Estado fechou o período com chuvas 21% acima da média. Naquele ano, a Funceme anotou o acumulado de 727.4 milímetros, se tornando, inclusive, o mais chuvoso dos últimos dez anos. 

Em 2019, a média histórica da quadra também foi superada, ficando 11% além da normal climatológica, com 671.9 mm de chuvas acumulada. Agora, em 2022, o índice, até o momento, está 1.3% acima da média histórica com tendência de crescimento com as chuvas a serem contabilizadas até o fim deste mês. 

O volume acumulado nesta quadra chuvosa já é superior ao índice somado em 8 dos últimos dez anos, ficando atrás apenas do registro pluviométrico de 2020 e 2019.

Postar um comentário

0 Comentários