não mexer

header ads

Caso de hepatite de causa desconhecida é investigado no Hospital Regional do Cariri.

A Secretaria da Saúde estadual disse que o paciente apresenta quadro clínico estável, está consciente e orientado.

O Ceará investiga um caso suspeito de hepatite aguda de etiologia, ou seja, causa desconhecida. A Secretaria da Saúde (Sesa) informou que examina junto ao Hospital Regional do Cariri (HRC). O órgão disse que o paciente apresenta quadro clínico estável, está consciente e orientado.

A Secretaria reforçou que, no último dia 13 de maio, foi publicada uma nota de alerta com orientações e procedimentos para profissionais e unidades de saúde em casos suspeitos e confirmados de hepatites virais.

A Sesa garantiu que monitora o caso notificado como suspeito e está priorizando o diagnóstico deste paciente.

Sala de situação do Ministério da Saúde. 

Ministério da Saúde instalou uma “Sala de Situação” para monitorar os casos de hepatite de causa desconhecida em investigação no país. Segundo o ministério, a iniciativa tem como objetivo apoiar a investigação de casos da doença notificados em todo Brasil e permitir um levantamento de evidências para identificar as possíveis causas.

Há uma semana, 44 possíveis casos da doença foram notificados no país, informou a Secretaria de Vigilância em Saúde da pasta. Desse número, três foram descartados e os demais permanecem em monitoramento.

No dia 10 de maio, segundo a OMS, 348 casos prováveis desta hepatite misteriosa, que teve um aumento repentino entre crianças e adolescentes, foram notificados no mundo. Segundo a organização, foram notificados casos em 20 países, com 70 casos adicionais de outros 13 países que estão pendentes de classificação, à espera da conclusão dos testes.

“A criação dessa sala de situação é muito importante para monitoramento constante e direcionamento das decisões e ações de forma rápida, coordenada e oportuna”, informou o secretário de Vigilância em Saúde substituto do Ministério da Saúde, Gerson Pereira.

Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários