não mexer

header ads

Campanha de Vacinação contra a febre aftosa termina nesta terça-feira; baixo índice de imunização preocupa governo do Estado.

A Campanha de Vacinação contra a febre aftosa termina nesta terça-feira, 31, e o índice baixo de imunização (48%), preocupa. Os criadores têm até esta data para adquirir a vacina nas revendas autorizadas e até o dia 15 de junho para declarar a vacinação do seu rebanho junto à Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet).


O assessor especial de relações institucionais do Governo do Ceará, Nelson Martins, falou sobre o prazo final da Campanha e enfatizou a importância da vacinação. “Nós precisamos vacinar 90% do rebanho, para ficarmos livre da Febre Aftosa”, revelou.

Nelson Martins fez um apelo direcionado aos donos e criadores de rebanho bovino. 

“O apelo é para todos os criadores do rebanho bovino possam adquirir as vacinas até amanhã (31), pois comprando nesse prazo, os criadores poderão vacinar até o dia 15 de junho e em seguida, declarar o processo de imunização”, informou. 

Declaração 

A declaração pode ser feita acessando o site da Agência (www.adagri.ce.gov.br), na aba Serviços, no Portal do Produtor, sem a necessidade de deslocamento até a Adagri. 

Porém, não havendo a possibilidade de declarar a vacinação de forma virtual o criador pode se dirigir a um Núcleo Regional ou Local da Adagri, à Ematerce, a um dos escritórios parceiros em seu município, da Faec ou Fetraece, ou ainda às secretarias muncipais ligadas à agricultura. 

“E tão importante quanto vacinar o rebanho é também declarar a vacinação”, reforça o coordenador estadual da Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa no Ceará, Joaquim Sampaio. 

Importância da vacinação

 O governo do Estado ressalta que é importante que todos os criadores façam a vacinação para que o Ceará alcance, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o status de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação. Para isso, é necessário que o rebanho cearense seja vacinado acima de 90% por município. Atualmente, o índice está em 48% de vacinação declarada.

Postar um comentário

0 Comentários