não mexer

header ads

Maioria quer que Bolsonaro priorize tratamento contra câncer.

Uma pesquisa realizada pelo instituto Datafolha em parceria com o Instituto Oncoguia revelou que 63% dos brasileiros apontam o câncer como a doença que deve ser tratada como prioridade pelos Governos. Foram realizadas 2.099 entrevistas em 151 municípios brasileiros.

O estudo Oncoguia/Datafolha foi apresentado na abertura do 12º Fórum Nacional Oncoguia e mostra como a população enxerga a doença e o quão próxima ela já chegou na vida de milhares de pessoas direta ou indiretamente.


Foto:Reprodução.

Os dados da pesquisa foram apresentados durante a abertura do 12º Fórum Nacional Oncoguia, nesta terça-feira (26). O evento que é realizado de forma virtual, reúne os principais nomes do setor para discutir as principais deficiências no acesso ao diagnóstico precoce e apresentar propostas para uma oncologia mais sustentável e justa. Encomendada pelo Instituto Oncoguia e realizado em parceria com o DataFolha, a pesquisa mediu a visão dos entrevistados de acordo com três tópicos: as percepções diante da palavra câncer, a proximidade da doença com os brasileiros e a relevância do câncer como questão de saúde no país.

Relação com o câncer

Ao serem questionados sobre a palavra câncer, 42% dos brasileiros revelaram sentimentos negativos, com menções a morte e morrer. Palavras como "Doença", "dor", "medo", "tristeza" e "sofrimento" são outras que aparecem com maior frequência. Menções a "tratamento" e "cura" foram feitas por apenas 14% e 9% dos entrevistados.

Para a Presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz, os dados mostram como é preciso conscientizar a população sobre prevenção, diagnóstico precoce e novidades relacionadas a doença.

"Ter câncer não é igual a morrer e isso dependerá de acesso à informação, mas também de acesso a cuidados com a saúde. Essa percepção negativa do câncer pode ser paralisante e impedir que as pessoas se cuidem adequadamente, procurem ajuda diante de sintomas e até se afastem de pessoas enfrentando a doença e precisando de ajuda", destacou.

O estudo também mostrou que 8 em cada 10 brasileiros já tiveram algum conhecido com câncer e 4 em 10, já tiveram ou têm algum conhecido com a doença, mostrando que a doença está cada vez mais próxima da população.

A pesquisa também perguntou aos brasileiros, qual das doenças crônicas não transmissíveis devem ser priorizadas pelo governo federal. Para 63% da população o câncer deve ser prioridade. A doença apareceu em primeiro lugar, seguida de consumo abusivo de álcool e doenças cardiovasculares, com 8%.

 

63% da população escolheu o câncer como doença a ser  priorizada pelo governo.
 63% da população escolheu o câncer como doença a ser priorizada pelo governo. | ( Reprodução )

"Estamos diante de uma população tocada e impactada negativamente pelo câncer, mas que compreende a sua relevância e pede aos governos que a priorize. Que este contexto pertinente, urgente e de enorme relevância social de fato ganhe a priorização que a população e todos os que defendem a causa pedem. Precisamos e podemos salvar vidas", concluiu Luciana.

Serviço 

O 12º Fórum Nacional Oncoguia acontece de 26 a 29 de abril, de forma 100% online.

O encontro reúne os protagonistas do setor para debater os desafios, apontar estratégias e soluções em favor da promoção de uma oncologia mais efetiva, que realmente priorize o que importa para o paciente.


Postar um comentário

0 Comentários