não mexer

header ads

Vídeo: avião colide com ave durante pouso em Guarulhos.

Um incidente de “bird strike”, ou seja, de colisão com ave, assustou os controladores de voo na manhã deste domingo (13), no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e o momento foi captado por uma das câmeras ao vivo que transmite o movimento 24 horas por dia.

O momento foi captado por câmeras de segurança. Nas imagens, o pássaro é visto sendo atingido pelo trem de pouso e caindo na pista em seguida.

Boeing 777F pousando a instantes do incidente | Reprodução

A aeronave envolvida foi o Boeing 777F (F de “Freighter”, ou Cargueiro) registrado sob a matrícula ET-AVQ, da companhia aérea Ethiopian Airlines, quando pousava no aeroporto paulista minutos após as 11h00 da manhã. O jato chegava no voo ET-3651, cerca de 27 horas depois de ter partido de Wuhan, na China, e feito escalas em Addis Ababa, na Etiópia, e em Lomé, no Togo.

Segundo as filmagens, a colisão com a ave ocorreu alguns segundos após o toque dos trens principais na pista, e aproximadamente no mesmo tempo em que o trem de pouso dianteiro tocava o solo. A ave é vista sendo atingida pelo trem de pouso e em seguida caindo na pista.

Como os pilotos não tiveram visão do incidente, as operações continuaram acontecendo sem interrupções, até que os pilotos do voo da Gol, que chegou alguns minutos depois, informaram ao controlador de tráfego aéreo que viram a ave morta na pista.

Em seguida, o controlador orienta a próxima aeronave a iniciar uma arremetida, pois os pousos não continuariam até que a ave fosse removida da pista. Por fim, nota-se o veículo de serviços de solo chegando à pista e a ave sendo recolhida, enquanto outra ave é vista na lateral da pista.

Apesar do incidente, o Boeing 777F da Ethiopian Airlines partiu normalmente do Aeroporto de Guarulhos menos de 2 horas após o pouso, portanto, a colisão com a ave não causou danos.

Veja o incrível momento em que o 777 Ethiopian acerta o pássaro:

Com informações aeroin.net

Postar um comentário

0 Comentários