não mexer

header ads

Fevereiro tem menos 200 mil casos e 400 mortes por coronavirus que janeiro no Ceará.

A pandemia da Covid-19 perdeu força em fevereiro, no Ceará. A redução na procura por atendimentos nas unidades de saúde e nas solicitações por leitos de enfermaria e UTI refletem a menor positividade de casos e de mortes pela doença. Entre janeiro e fevereiro, os registros caíram em cerca de 200 mil infecções e 400 óbitos. 

Os dados são da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), que monitora o cenário epidemiológico no Estado e funciona como instrumento para a tomada de decisões sobre o futuro da pandemia. 

O mês de janeiro, que marcou a explosão da transmissão da variante Ômicron, teve 224.462 casos confirmados. Embora a maior parte da população cearense esteja vacinada com duas doses, o vírus ainda levou 867 pessoas à morte. 

Já em fevereiro, os registros de infecções caíram quase 90%, para 23.178 casos. A quantidade de óbitos reduziu 46%, passando para 468. Outro indicativo da atenuação do quadro é que 78 cidades não registraram mortes em fevereiro; no mês anterior, haviam sido 57. 

Essa variante (Ômicron) causou uma subida muito rápida no número de casos. Como ela infecta todo mundo, logo vai ter menos gente para ser infectada, o que se chama de ‘esgotamento de suscetíveis’. Então, é uma onda que sobe muito rápido, mas cai mais cedo e mais rápido do que as outras que enfrentamos.


Postar um comentário

0 Comentários