não mexer

header ads

Ceará: terceira dose da vacina da Covid-19 passa a ser exigida a partir de segunda.

A partir desta segunda-feira, passa a ser exigida a terceira dose da vacina de covid-19, pessoas a partir de 18 anos devem mostrar o passaporte de vacinação para entrada em eventos, órgãos públicos estaduais e estabelecimentos comerciais. A medida não se aplica, para aquelas pessoas que receberam o imunizante da Janssen.

Na sexta (18), governador do Ceará, Camilo Santana juntamente com o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus deliberou pela flexibilização do uso de máscaras para atividades ao ar livre. A medida, tomada com base no cenário de indicadores epidemiológicos, começa a valer a partir desta segunda-feira (21) em todo o Ceará.

Além disso, o decreto informa que no Ceará, começa a valer a partir desta segunda-feira (21), a exigência de comprovação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 para entrada em eventos de qualquer natureza e porte, bem como em restaurantes, bares, barracas de praia e academias. A medida vale para todas as pessoas com idade igual ou superior a 18 anos e haverá fiscalização educativa até 3 de abril.

DECRETO Nº34.600 – Seção V do passaporte sanitário

I – serão exigidas as 3 (três) doses da vacina para ingresso em eventos de qualquer natureza por pessoas com idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos;
II – a partir do dia 21 de março, para as demais atividades onde o passaporte é obrigatório, serão exigidas as 3 (três) doses de vacina para ingresso
por pessoas com idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos, o que será objeto de fiscalização educativa até o dia 3 de abril de 2022.

 “Continua obrigatório o uso de máscara em espaços fechados”

Na sexta o Governador reiterou.

Há exatos 2 anos, no dia 19 de março de 2020, uma quinta-feira, entrava em vigor o primeiro decreto de isolamento social no Ceará. O anúncio havia sido feito pelo governo no dia 16, segunda-feira.

A decisão foi tomada após reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus, que reunia 25 entidades. Na ocasião, o governador Camilo Santana (PT) decretou estado de emergência e anunciou ações para combater o avanço da doença.

Entre as principais medidas preventivas do comitê, o governador informou que, via decreto oficial, estavam suspensos quaisquer eventos públicos no Ceará acima de 100 pessoas. Suspensão de atividades em escolas e universidades públicas, estaduais e municipais de Fortaleza, além de recomendar que as escolas particulares fizessem o mesmo.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa no dia 04 de abril. De acordo com informações do Ministério da Saúde, serão distribuídas 80 milhões de doses. E em 2022, uma novidade: uma atualização na fórmula da vacina contra a gripe vai incluir a defesa para a cepa H3N2, que provocou um surto de casos no fim do ano passado em todo o Brasil.

A campanha será em duas etapas: na primeira, entre os dias 04 de abril e 02 de maio, serão vacinados os idosos com 60 anos ou mais e os profissionais da saúde. Já na segunda etapa, que será entre os dias 03 de maio e 03 de junho, serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade; gestantes e puérperas, povos originários, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência, funcionários das forças de segurança, salvamentos e forças armadas, trabalhadores de transporte coletivo, jovens sob medidas socioeducativas e população carcerária.

Fonte: https://gcmais.com.br/


Postar um comentário

0 Comentários