não mexer

header ads

54 famílias estão desabrigadas após rompimento de barragens e chuvas em Várzea Alegre.

Cinquenta e quatro famílias ficaram desabrigadas em Várzea Alegre, no Sul do Ceará, por causa das fortes chuvas deste sábado (12). O rompimento de barragens de açudes da região deixaram várias localidades do município ficaram inundadas.

Conforme o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, as pessoas resgatadas foram abrigadas nas casas de familiares. As áreas dos açudes Caraíbas e Canindezinho foram as mais afetadas. Várzea Alegre registrou chuva de 75 mm no sábado, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Várias ruas da cidade ficaram inundadas.

Ainda segundo os Bombeiros, equipes da Defesa Civil estão em deslocamento para os locais mais atingidos. O número de famílias que precisam deixar suas casas devido às chuvas pode ser maior.

A estação chuvosa no Ceará vai fevereiro a maio e, neste fim de semana, além de Várzea Alegre, cidades como Carnaubal, no Norte, Poranga (Sul) e Cedro (Centro-Sul) também registraram enchentes.

Os bombeiros também informaram que o nível das águas está baixando e que a cidade não registrou chuvas neste domingo (13). Fotos registradas pelos agentes mostram casas destruídas, com telhados ao chão.

Açudes rompidos

De acordo com o secretário de infraestrutura de Várzea Alegre, Eleomarcos Correia, açudes de pequeno porte se romperam com a força da água, o que está provocando alagamentos na área urbana e rural.

“Enviamos também três caminhões pra fazer mudanças das pessoas na comunidade dessas casas que estão alagadas. Pessoas estão procurando casas de parentes pra levar seus móveis pra que nao se percam assim”, afirma.

Eleomarcos diz que no distrito de Canindezinho choveu mais de 200 mm, fazendo com que o Açude Caraíbas estivesse “com uma sangria muito forte, nunca vista”. A Funceme registrou na cidade 75 mm de acordo com dados do posto Boa Vista.

Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação / Fonte: G1 CE

Postar um comentário

0 Comentários