não mexer

header ads

Receita paga lote residual de restituição do IR de janeiro.

Os contribuintes que caíram na malha fina do Imposto de Renda Pessoa Física, mas depois regularizaram as pendências, têm direito ao lote residual de restituição do IR. De acordo com a Receita Federal, mais de 240 mil contribuintes devem receber o crédito bancário neste ano. 

O valor está disponível para os contribuintes que regularizaram suas pendências com a Receita Federal.

O crédito bancário relativo ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) do mês de janeiro de 2022 | Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O pagamento da restituição foi disponibilizado nesta segunda-feira (31) e será feito diretamente na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda. 

Segundo a Receita Federal, a soma dos valores restituídos é de R$ 281.936.411,15. Do total, R$ 96.664.742,30 são referentes a contribuintes que possuem prioridade legal, sendo 3.586 contribuintes idosos acima de 80 anos, 28.358 com idade entre 60 e 79 anos. Além disso, 2.129 são referentes aos contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 9.233 cuja maior fonte de renda seja o magistério. 

Quem deseja consultar o lote residual pode acessar a página da Receita Federal e clicar em "Meu Imposto de Renda". Em seguida, clique em "Consultar a Restituição". Caso o usuário identifique alguma pendenção na declaração, pode pedir a retificação, corrigindo as informações erradas.

Há ainda a opção de acessar o sistema pelo aplicativo da Receita Federal disponibilizado para tablets e smartphones. No app é possível consultar informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral da inscrição no CPF.

Em casos onde o crédito não foi realizado, os usuários têm até um ano para resgatar os valores no Banco do Brasil. Nesse tipo de situação, o contribuinte pode reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate a restituição no prazo de um ano, deverá solicitá-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos, Meu Imposto de Renda e clicando em Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.

Com informações da Agência Brasil

Postar um comentário

0 Comentários