não mexer

header ads

Cinco alimentos para evitar se você estiver gripado.

A alimentação saudável é um dos pilares fundamentais para manter a saúde. Embora estejamos cansados de saber que devemos manter uma boa ingestão de frutas, legumes, vegetais e água, em contrapartida, existem certos alimentos que, a depender da frequência de ingestão, podem trazer prejuízos significativos ao bem-estar, sobretudo se você estiver gripado e com a imunidade baixa.

Quando estamos passando por algum tipo de infecção e quadros gripais, o cuidado deve ser redobrado. Conheça, então, cinco alimentos que é melhor evitar nesse momento:

Álcool

O álcool é uma substância inflamatória que desencadeia uma série de prejuízos ao organismo. Em momentos em que o sistema imunológico está comprometido, é uma das principais substâncias que devemos nos abster da ingestão. A cerveja principalmente, pois estimula a desidratação.

Comida processada

Alimentos ou produtos alimentícios industrializados que possuem uma extensa lista de ingredientes com aditivos químicos fornecem calorias de baixa qualidade, não nutrem o organismo e devem ser eliminados do cardápio. Priorize a nutrição. Biscoitos recheados, hot-dog, refrigerantes e sucos de caixinhas, ricos em açúcares, não cumprem esse papel e podem até piorar o grau de inflamação.

Carnes processadas

Salsicha, bacon, pepperoni e chouriço são exemplos de carnes processadas. Esse tipo de produto alimentício contém alta carga de sódio, muitas substâncias químicas e gordura saturada. Em excesso, ela aumenta os níveis de colesterol e de energia de baixa qualidade, deixando mais difícil a recuperação do organismo. Dê preferência a alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas, a exemplo do azeite, abacate, coco, salmão, castanhas e chocolate amargo.

Bebidas energéticas

Energéticos contém alta dose de açúcar e, em alguns indivíduos, interferem no ritmo cardíaco normal. Dê preferência para bebidas nutritivas, como suco de limão natural ou de um mix de frutas cítricas acrescidos de gengibre, hortelã e especiarias. Elas dão um boost no sistema imune.

Ovos crus ou mal passados

Os ovos crus são fonte de contaminação de Salmonella sp., conhecida também como salmonelose. Os sintomas para quem contrai essa bactéria podem ser bastante cruéis, sobretudo se o sistema imune já estiver prejudicado. É uma infecção perigosa que pode se espalhar rapidamente no organismo. Outro alimento que mal preparado é campeão de infecção é a maionese. Quando não tiver controle da procedência, evite.

Do Metrópoles


Postar um comentário

0 Comentários