não mexer

header ads

Banco do Nordeste nomeia José Gomes da Costa como novo presidente interino.

Banco do Nordeste tem um novo presidente interino. José Gomes da Costa foi nomeado no início da tarde de hoje pelo Conselho de Administração da instituição e substitui Anderson Possa na função. Nos bastidores, o nome de Gomes da Costa era mencionado como indicação de Valdemar da Costa Neto, presidente do PL, e quem motivou a demissão do ex-presidente Romildo Rolim, como O POVO mostrou em primeira mão em janeiro deste ano.

José Gomes da Costa foi nomeado diretor Financeiro e de Crédito do Banco do Nordeste em dezembro. Agora, assume a presidência interinamente(foto: Arquivo Banco do Nordeste/Divulgação)

Sem dar explicações do porquê da mudança, o comunicado ao mercado enviado pelo BNB apenas informa da nomeação de Gomes da Costa às 12h desta segunda-feira, 17: "Nomeação do Sr. José Gomes da Costa, atual Diretor Financeiro e de Crédito, como Presidente Interino e Conselheiro de Administração do Banco do Nordeste, na forma do art. 25, §1º, IV, do Estatuto Social do Banco, em substituição ao Sr. Anderson Aorivan da Cunha Possa. O Sr. José Gomes da Costa ficará acumulando os dois cargos."

Graduado em Economia com mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Gomes da Costa é o segundo presidente interino do Banco do Nordeste em menos de 4 meses. Desde dezembro, inclusive, ele exercia a função de diretor Financeiro e de Crédito.

Com a mudança, Possa passa a ocupar o cargo do colega que assumiu a presidência interinamente. Confira a diretoria executiva do Banco do Nordeste, agora:

  • José Gomes da Costa – Diretor Financeiro e de Crédito, acumulando a Presidência Interina;
  • Anderson Aorivan da Cunha Possa – Diretor de Negócios;
  • Bruno Ricardo Pena de Sousa – Diretor de Planejamento;
  • Haroldo Maia Júnior – Diretor de Administração;
  • Lourival Nery dos Santos - Diretor de Controle e Risco;
  • Thiago Alves Nogueira – Diretor de Ativos de Terceiros.

A mudança no cargo mais importante do principal banco de fomento da Região acontece desde setembro do ano passado a partir de manifestações de políticos sobre as práticas do Banco do Nordeste quanto à operação do microcrédito.

Deflagrada pelo deputado federal Valdermar da Costa Neto, presidente do Partido Liberal - um dos partidos de maior peso dentro do Centrão e com quem o presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) negociou filiação para disputar a reeleição -, a polêmica envolveu o microcrédito urbano do BNB.

 

 Em vídeo postado nas redes sociais, Valdemar da Costa Neto se disse admirado por o BNB contratar a ONG Instituto Nordeste Cidadania (Inec) por R$ 600 milhões sem licitação e, em seguida, encaminhou ofícios ao ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, à ministra secretária do Governo Flávia Arruda, com cópia para Bolsonaro, pedindo a demissão do presidente e toda a diretoria do BNB.

Assim, aconteceu. Romildo Rolim, presidente na época, foi destituído do cargo dias depois. Anderson Possa assumiu interinamente e ainda se mantém no cargo.

Meses depois, inclusive, Possa afirmou, em entrevista à rádio O POVO CBN, que não há suspeitas de fraude envolvendo o Inec e a antiga diretoria do Banco. Ao mesmo tempo, ele foi o responsável por lançar o edital para selecionar os novos operadores do microcrédito do Banco do Nordeste, que não logrou êxito e o BNB resolveu assumir a operação

O Povo 

Postar um comentário

0 Comentários