não mexer

header ads

Açude Trussu ganha aporte de mais de 1m de seu nível em janeiro.

Estratégico para o abastecimento de água de dois mun icípios da Região Centro Sul do Estado, Iguatu e Acopiara, o Açude Carlos Roberto Costa, mais conhecido por Trussu, atingiu um pouco mais de um quarto da sua capacidade, após as primeiras chuvas deste ano de 2022.

O reservatório, cuja capacidade é de 268 milhões de metros cúbicos, se encontra atualmente com 66,3 milhões de metros cúbicos, um percentual de 24,67%.

Com as chuvas deste ano, um acumulado em torno de 384 milímetros, o reservatório recebeu uma recarga de 0,67%. O ganho representa um pouco mais de 1m60cm do seu nível. 

O açude Trussu é a principal reserva de água para abastecimento do município de Iguatu. Em janeiro de 2020, o reservatório atingiu a sua pior marca da história, com apenas 1,30% da sua capacidade. Veio a quadra invernosa no mesmo ano e o açude recebeu um aporte de 24,5%, o suficiente para tirar Iguatu de uma crise de abastecimento grave. À época, o município teve que recorrer à reservas de água subterrâneas, do conhecido Aquífero Julião.

Segundo a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), os grandes reservatórios de água no Ceará continuam com volume abaixo de 30%: O Castanhão (8,49%), Orós (22,8%) e Banabuiú (8,18%).

Postar um comentário

0 Comentários