não mexer

header ads

Fisioterapeutas do HRC desenvolvem cadeira com canos de PVC para auxiliar na terapia de pacientes internados.

Canos de PVC, algumas conexões e almofadas. Foi tudo o que uma equipe de fisioterapeutas do Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), utilizou para construir uma cadeira para pacientes sentarem à beira do leito. O aparato vai auxiliar na fisioterapia de quem está com dificuldades de movimentação.

Colocar o paciente sentado durante a terapia proporciona melhorias no controle do tronco, na otimização da capacidade funcional, estimula o nível de consciência da pessoa em internamento, facilita o desmame da ventilação mecânica, entre outros benefícios. A técnica já é utilizada em hospitais de grande porte de outros estados do País, como Pernambuco e São Paulo. É uma prática segura e comprovada cientificamente como eficaz. 

Segundo a coordenadora de Fisioterapia do HRC, Suianne Soares, a ideia surgiu a partir do desejo de facilitar o tratamento para pacientes com mais restrições de movimentação. Na maioria dos casos, é necessário colocá-los sentados, e muitas vezes isso não era possível. 

“Tínhamos algumas dificuldades, como a necessidade de um maior número de profissionais para realizar esse tipo de conduta, e algumas vezes a insegurança dos próprios pacientes no momento das transferências. Com a cadeira de sedestação ‘beira-leito’, nós conseguimos otimizar a realização desta conduta que é tão benéfica para o paciente, visto que reduz o tempo de VMI (ventilação mecânica invasiva) e favorece uma reabilitação mais precoce e de forma mais funcional”, avalia Soares. 

Vendo exemplos de outras unidades, o grupo de fisioterapeutas auxiliados por equipes de engenharia do HRC construiu a cadeira com canos de PVC, uma estratégia de baixo custo. A cadeira é leve, podendo ser transportada de um leito a outro sempre que houver necessidade. O material utilizado também possibilita a higienização frequente, sem prejuízo para a estrutura. Ao ser utilizada, o fisioterapeuta responsável ainda acrescenta almofadas, que garantem mais conforto ao paciente.

Postar um comentário

0 Comentários