não mexer

header ads

Barroso apresenta novos modelos de urnas para eleições de 2022.

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Roberto Barroso, apresentou na manhã desta 2ª feira (13.dez.2021) o novo modelo de urna eletrônica que será produzido para as eleições de 2022. O ministro esteve em Manaus (AM) para visitar a fábrica das placas-mãe dos equipamentos produzidos pela Boreo Indústria de Componentes, subsidiária da Positivo Tecnologia.

O Grupo Positivo venceu a licitação aberta em 2020 para a produção de 225 mil urnas de um total de 577 mil que serão usadas nas próximas eleições. Não houve certame neste ano. O modelo a ser produzido é o UE2020. 

Eis as principais novidades: 

Visor: A tela com as informações dos candidatos agora ficará acima do teclado; o modelo anterior contava com um visor à esquerda das teclas. 

Bateria: Será de Lítio Ferro-Fosfato e terá menos custos de conservação pois não irá requerer nova carga após a ativação do aparelho; o modelo anterior tinha bateria de Chumbo-Ácido e precisava de nova recarga a cada 5 anos. 

Processador: Tecnologia System on a Chip (SOC), que é 18 vezes mais rápido que o chip utilizado no modelo anterior. 

Mesa do mesário: Terminal terá tela totalmente gráfica, com superfície sensível ao toque e sem teclado físico; modelo anterior contava com tecla. 

Agilidade: Possibilidade de um eleitor votar enquanto outro é identificado pelo terminal do mesário, reduzindo o tempo de espera; antes, o modelo só permitia a identificação do eleitor seguinte após a conclusão do voto do anterior.  

Teclado: Terá duplo fator de contato, que permite identificar erro caso haja mau contato ou curto-circuito; modelo anterior não tinha o sistema.

Postar um comentário

0 Comentários