não mexer

header ads

Após atualização, Conect SUS volta a emitir certificado de vacinação.

O Ministério da Saúde disponibilizou ontem (26/12) uma atualização para o aplicativo ConecteSUS e o sistema voltou a exibir o Certificado Nacional de Vacinação contra a Covid-19. A atualização está disponível nas lojas de aplicativos iOS e Android.

No início de dezembro, a página e o aplicativo do ConecteSUS e o site do Ministério da Saúde foram invadidos por hackers. Com isso, o ConecteSUS ficou fora do ar por 13 dias. A plataforma foi reestabelecida na última quinta-feira (23/12), mas ainda apresentava instabilidade.

O problema também afetou o sistema de notificação de casos da doença. O e-SUS Notifica — que reúne informações sobre casos e mortes por causa de Covid-19 — estava inacessível havia 11 dias, mas voltou ao ar na tarde d ultima terça-feira (21/12), segundo o Ministério da Saúde.

Esta não é a primeira vez que o sistema apresenta problemas. O ConecteSUS é o aplicativo oficial do Ministério da Saúde. Nele, a pessoa pode consultar dados sobre a vacinação contra a Covid-19 e todos os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em agosto, pessoas que completaram o esquema vacinal contra a Covid-19 relataram que o ConecteSUS estava instável. Por causa da instabilidade, não era possível emitir o certificado de vacinação. No mesmo dia, o Ministério da Saúde admitiu a instabilidade e disse que já havia corrigido o problema.

Além da impossibilidade de emitir o certificado, usuários relataram que as doses já aplicadas não constavam no sistema. Na época, o Ministério da Saúde disse que as pessoas que tiveram problemas com as doses podiam procurar o suporte técnico no próprio aplicativo em "fale com o ConecteSUS".

Segundo o ministério, os usuários que não conseguiram acesso ao certificado até 10 dias após a imunização completa devem procurar o local de vacinação, ou secretaria estadual ou municipal de saúde de sua região, para solicitar o registro.

Em 1º de outubro, vacinados que tomaram o mix de vacinas reclamaram de problemas na emissão do certificado. O problema ocorreu principalmente com quem tomou a primeira dose da AstraZeneca e, por falta do mesmo imunizante, acabou tomando uma dose da Pfizer, como previsto pelo governo nestes casos.

Em 15 de outubro, o aplicativo passou a exibir um alerta para oficializar que os brasileiros que tomaram mix de vacinas não podem emitir o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19. O problema foi corrigido no dia 22 de outubro.

O microbiologista e divulgador científico Atila Iamarino teve seus dados pessoas alterados de forma ilegal na plataforma do SUS.

Em post no Twitter, Atila disse que seu nome, o nome de sua mãe e a sua nacionalidade passaram por uma modificação na certificado de vacinação no ConecteSUS.

Na ocasião, o Ministério da Saúde disse que "a modificação não foi feita por servidor do ministério, mas por um operador credenciado, o qual já teve o seu acesso ao sistema bloqueado".

"A orientação para as pessoas que tiverem problemas com as informações inseridas no Conecte SUS é procurar a ouvidoria, por meio do número 136. O ministério reforça que está atuando para restaurar os cadastros e bloquear os operadores responsáveis pelas alterações indevidas", disse a pasta.

Com informações portal Correio Braziliense

Postar um comentário

0 Comentários