não mexer

header ads

Websérie valoriza locais importantes do Cariri a partir do olhar de mestres da cultura.

Mestres da cultura popular, brincantes e grupos de tradição do Cariri cearense são os personagens principais da websérie “Mestres Guardiões da Memória” que será lançada durante a 23ª Mostra Sesc Cariri de Culturas. No total, são 10 episódios temáticos, gravados em locais históricos e importantes da região, que serão transmitidos no Youtube do Sesc Ceará de 07 a 14 de novembro, a partir das 16h30.

Centro Mestre Noza

Com 10 episódios, os vídeos serão lançados durante a 23ª Mostra Sesc Cariri de Culturas

De acordo com o técnico de cultura do Sesc Juazeiro do Norte, Josiel Bernardo, o público vai conhecer o Cariri pelos olhos dos grandes mestres da cultura a partir da perspectiva de mais de 50 grupos de tradição. “Eles serão nossos agentes de patrimônio e memória, narrando suas histórias e trazendo para a Mostra Sesc Cariri, além do seu colorido e da riqueza das tradições populares, locais históricos e memórias do seu povo”, explica. 

Dentre as manifestações de tradição que serão retratadas na série estão: reisado, lapinha, guerreiro, coco, maneiro pau, bacamarte, incelenças, maculelê, quadrilha junina, maracatu, banda cabaçal, além dos grandiosos penitentes.

Os registros marcam a importância da região do Cariri como um território plural, que pulsa e vibra diversas formas de arte e cultura, transmitidas de geração para geração. Pontos marcantes servirão de cenário para a websérie como a Feira Livre do Crato, a editora brasileira Lira Nordestina, o bairro João Cabral, Museu Orgânico Casa do Mestre Nena, o Centro de Cultura Popular Mestre Noza, a cidade de Barbalha e sua Festa do Pau da Bandeira, o Quilombo dos Souza na Chapada do Araripe e a Cachoeira de Missão Velha.

Um dos episódios irá homenagear o Mestre Raimundo Aniceto, que faleceu em 2020, com a participação de Mestra Zulene Galdino, Banda Cabaçal Irmãos Aniceto, Maneiro Pau do Mestre Chico, Reisado Reis do Congo e Coco da Scan. Outro destaque é o episódio gravado no grande símbolo de religiosidade e de Fé, o Horto do Padre Cícero, que recebe o colorido do reisado e a tradição da lapinha para contar a história dos mestres Mosquito, Tarcisio, Tico Barbosa, Cicinho e Dona Dorinha.


23ª Mostra Sesc Cariri de Culturas

De 07 a 14 de novembro

Programação: Site www.mostrasescdeculturas.com.br/ e no aplicativo de celular “Mostra Cariri”, disponível para Android e iOS. 

 

Assessoria de Comunicação
ASCOM | Administração Regional no Estado do Ceará 
Rua Pereira Filgueiras, 1070 - Aldeota | CEP 60.160-194

Fortaleza - CE | (85)3270.4269 

Postar um comentário

0 Comentários