não mexer

header ads

Usar celular no banheiro aumenta o risco de hemorróidas.

Ir ao banheiro acompanhado do celular já virou hábito para muitas pessoas no mundo. Mesmo aparentemente inofensiva, a distração pode aumentar o risco do surgimento das hemorroidas no ânus.

Condição pode ser provocada, principalmente, por hábitos do dia a dia; saiba como identificar a doença.

Condição pode ser provocada, principalmente, por práticas como fazer muita força para evacuar e pouca ingestão de água | Reprodução

Isso porque sentar-se no vaso sanitário e fazer muita força para evacuar provoca uma dilatação dos vasos sanguíneos, o que aumenta o risco de ruptura na região anal. Em casos graves, pode gerar uma trombose hemorroidária ou a formação de coágulos de sangue no ânus.

Quando a ação se torna repetitiva, os vasos do canal do ânus se dilatam, podendo provocar tanto as hemorroidas externas quanto as internas. As externas ocorrem de forma frequente e com uma concentração maior no ânus ou no final do canal anal, semelhante a varizes. Já as internas estão localizadas acima da região anal (dentro do reto), e geram sintomas de dor e muito sangramento.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica e Minimamente Invasiva (Sobracil), nem sempre a pessoa desenvolve as hemorroidas por perder tempo no vaso conferindo as redes sociais. As causas mais comuns, são a obstrução intestinal e as fezes ressecadas.

Segundo os coloproctologista, a prevenção envolve uma dieta balanceada, rica em fibras, e o aumento na ingestão de água. O consumo de alimentos condimentados, exercícios físicos pesados e mesmo uma herança genética também contribuem para o surgimento das hemorroidas.

Dos sintomas que é preciso ficar atento durante a evacuação:

• Dor;

• Sangramento;

• Prolapso (abaulamento ou descida de parte do reto para fora do corpo).

Ainda segundo os médicos, o prolapso pode voltar sozinho ou exigir que seja empurrado para dentro. O sangramento também pode ter intensidade variável na cor de vermelho vivo.

Mulheres estão em maior risco que os homens para o desenvolvimento das hemorroidas devido a uma questão hormonal, que reduz a absorção de água pelo organismo. Gestantes também estão mais suscetíveis, pois durante a gravidez o útero aumentado comprime as veias da região anal, aumenta a pressão abdominal e diminui o retorno do sangue venoso (pobre em oxigênio). O risco de gerar as hemorroidas, então, aumenta.

Nesses casos, os médicos recomendam que as mulheres durmam do lado esquerdo para descomprimir a região e promover um retorno de sangue adequado. Pessoas com obesidade também podem sofrer com o problema devido ao aumento de pressão na região do períneo.

Tratar as hemorroidas depende do grau e evolução da doença. Geralmente, são indicadas pomadas aplicadas no local, além de medicamentos para diminuir o inchaço e a dor.

Se a enfermidade atingir níveis mais graves, classificados como 3 e 4, e causar muita dor, o procedimento cirúrgico é o mais indicado. Ao realizar a cirurgia, a doença fica estável.

Com informações Istoé 

Postar um comentário

0 Comentários