não mexer

header ads

Saúde de Potengi atualiza boletim epidemiológico com 13 isolamento domiciliar.

O boletim epidemiológico está atualizado, através da Secretaria Municipal de Saúde. 

Clique na imagem para ampliar.



O número de casos de Covid-19 está zerado em nosso município. Ainda segundo a nota de informação Potengi chegou em 75,79% de habitantes vacinados!


A Prefeitura Municipal de Potengi, através da Secretaria de Saúde, emite nota pública de esclarecimento sobre a vacinação contra a Covid-19, reafirmando que o processo de imunização vem seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde.

O município de Potengi desde o início da vacinação vem sendo destaque no Estado do Ceará por seu rápido avanço de metas e população vacinada, ganhando protagonismo em diversos veículos renomados da mídia, resultado do trabalho dos profissionais da Saúde. A SMS comunica que cerca de 70% da população Potengiense apta à vacina (acima de 12 anos), já recebeu a primeira dose imunobiológica.

A SMS, no entanto, afirma que a população de Potengi trouxe resistência à segunda dose (D2) da Pfizer, com baixo número de procura. Mesmo com a mobilização do prático acesso de informação advinda dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e canais de veiculação da Prefeitura de Potengi, o número de pessoas com D2 é abaixo do esperado.

No entanto, Potengi recebeu mais D2 do que D1, o que ocasionou uma desordem no processo de vacinação. Informamos que o imunobiológico Pfizer possui um prazo de validade no período curto de 30 dias, quando a remessa de imunizantes chega ao município, pelo seu deslocamento na região do Cariri, a SMS analisa sua validade somente no período de 25-28 dias. Pelo seu prazo de validade e baixa procura da população, 102 doses sob refrigeração foram perdidas.

Desta maneira, será reorganizado o andamento da vacinação, pois o Ministério da Saúde recomenda seguir o que está preconizado no Programa Nacional de Imunização (PNI). A SMS informa ainda que a vacinação contra a Covid-19 é única e exclusivamente ofertada a todos os brasileiros através do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do referido programa.

Desta forma, a Prefeitura de Potengi, por meio da Secretaria de Saúde, reafirma o seu compromisso com os princípios e diretrizes do SUS, reitera a transparência das suas ações e trabalha desde o início da pandemia, buscando a prevenção da doença e promoção da saúde dos Potengienses, no desejo de vacinar todos os munícipes.

Luiza Wlliane Alves Nogueira

Secretária de Saúde de Potengi

18 de Novembro de 2021.


Postar um comentário

0 Comentários