não mexer

header ads

Em dia de sessão “morna”, deputados discutem eleições 2022 nos corredores da Assembleia Legislativa.

A sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Ceará, nesta sexta-feira (25), teve duração de pouco mais de duas horas, com pequena participação na tribuna do Plenário 13 de Maio e apenas votação de requerimentos de parlamentares. Com uma plenária sem embate entre oposição e base governista, coube aos poucos deputados presentes conversar sobre as eleições gerais do próximo ano nos corredores da Casa.

Deputados Júlio César Filho e Leonardo Pinheiro conversam sobre apoio em municípios que disputam votos. Foto: Miguel Martins.


Durante a sessão, somente Delegado Cavalcante (PTB) representou a bancada de oposição, e realizou o discurso corriqueiro de exaltação da gestão do presidente Jair Bolsonaro e de críticas ao governador Camilo Santana. Alguns parlamentares, que se comprometeram em comparecer à solenidade de inauguração do Hospital do Vale Jaguaribe, na cidade de Limoeiro do Norte, programada para esta tarde, resolveram não participar da plenária.

Coube aos poucos presentes discutir sobre o pleito eleitoral de 2022, que será o primeiro sem coligação proporcional para a disputa das vagas na Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Pretensos candidatos à reeleição, Júlio César Filho (Cidadania) e Leonardo Pinheiro (PP), debateram os apoios que devem ter durante as eleições do próximo ano, até porque eles possuem votos nos mesmos municípios. O clima entre os dois, porém, foi de parceria.

Eles pretendem se manter nas atuais legendas, buscando aumentar a votação que receberam nas eleições de 2018. Os parlamentares também conversaram sobre os apoios a candidatos à uma das 22 vagas na Câmara Federal.

Próximo dali, nos corredores da Casa, o deputado Walter Cavalcante (MDB) fazia avaliação de como estaria o quadro eleitoral para o próximo ano dentro da sigla emedebista e a possibilidade de disputa pela agremiação.

Tanto Cavalcante quando Agenor Neto (MDB) estudam o melhor cenário, seja esse dentro ou fora do MDB. Na conversa com correligionários, Walter destacou alguns nomes que podem ser candidato a vagas na Assembleia Legislativa, dentre eles, o do empresário de Sobral, Oscar Rodrigues, pai do deputado federal Moses Rodrigues.

Já para a Câmara Federal há possibilidade do presidente estadual da legenda, Eunício Oliveira, ser uma das apostas.

Na tribuna da Casa, durante pronunciamento, o deputado Carlos Felipe (PCdoB) voltou a afirmar que não será candidato à reeleição, o que abre margem para discussão sobre os votos que serão deixados pelo comunista. O parlamentar, porém, deve apoiar um nome da sua região, no município de Crateús.

O tema das eleições gerais de 2022 deve nortear as conversas dos parlamentares pelos próximos meses, até o pleito em outubro do ano que vem. O assunto também deve ser levado para a tribuna da Casa Legislativa e gerar embates políticos, como ocorre durante toda disputa eleitoral.

Postar um comentário

0 Comentários