não mexer

header ads

Aposentados do INSS podem ter benefício bloqueado a partir de julho; veja motivos.

acheconcursos.com.br

Segurados que perderam o prazo para realizar a prova de vida do INSS em junho podem ter o benefício bloqueado. Veja o calendário para fazer a prova de vida em 2021 e como fazer a comprovação.

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem deixar de receber o benefício a partir de 1º de julho. Quem corre o risco de ter o benefício bloqueado são os segurados cuja prova de vida venceu em março e abril de 2020 e que, segundo calendário de retomada da comprovação, deveriam ter realizado o procedimento até a última quarta (30).

prova de vida do INSS estava suspensa desde março do ano passado e foi retomada em 1º de junho deste ano. Para organizar o procedimento, o INSS divulgou um calendário que vai seguir até dezembro de 2021. A prova de vida é obrigatória a todos que recebem benefícios por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético.

Já a partir desta quinta (1) começa a correr o prazo da prova de vida para os segurados que deveriam ter realizado o procedimento em maio e junho de 2020. Confira neste post como fazer a prova de vida pelo celular ou em uma agência bancária.

O procedimento deve ser realizado uma vez por ano para evitar fraudes e pagamentos indevidos. Caso perca o prazo previsto no calendário o segurado pode ter o seu benefício cortado e precisará procurar uma agência bancária para fazer o desbloqueio e voltar a receber.

Prova de vida no Meu INSS é expandida para novo grupo

O instituto anunciou nesta semana que o aplicativo Meu INSS e site Meu INSS ganhou um novo layout e passará a apresentar diferentes telas iniciais. Com as mudanças, agora o cidadão que possui um benefício ativo do INSS verá logo na primeira página informações como número e tipo do benefício, valor e data de pagamento.

Já para quem ainda não é segurado do INSS a tela do site/aplicativo irá mostrar outras ferramentas, como o simulador de aposentadoria e os serviços mais buscados pela população em geral.

Outra novidade é a realização da prova de vida para mais segurados por meio do aplicativo. De acordo com o governo, quem teve o benefício suspenso ou cessado por falta da prova de vida poderá fazer a comprovação diretamente no app Meu INSS, desde que o segurado possua biometria facial cadastrada no bancos de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento de Trânsito (Detran).

Após a realização da prova de vida no aplicativo Meu INSS o segurado terá o benefício reativado na hora, sem necessidade de comparecer a uma agência bancária ou do INSS. Já para os grupos que ainda não podem realizar a prova de vida por biometria, o instituto atualizou as mensagens de orientação com o intuito de esclarecer o que o segurado deve fazer para realizar o procedimento.

Tem direito ao adiantamento do13º o aposentado ou pensionista que durante o ano recebeu algum benefício previdenciário (aposentadoria, pensão, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão). Quem recebeu só por alguns meses, terá o valor proporcional do abono anual. Já quem recebe benefícios assistenciais (Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social - BPC/LOAS e Renda Mensal Vitalícia - RMV) não têm direito ao abono anual.

Veja as datas completas da segunda parcela do 13º salário:

Benefícios até 1 salário mínimo
Final do benefício1ª parcela2ª parcela
125 de maio24 de junho
226 de maio25 de junho
327 de maio28 de junho
428 de maio29 de junho
531 de maio30 de junho
61º de junho1º de julho
702 de junho02 de julho
804 de junho05 de julho
907 de junho06 de julho
1008 de junho07 de julho
Benefícios acima 1 salário mínimo
Final do benefício1ª parcela2ª parcela
1 e 61º de junho1º de julho
2 e 702 de junho02 de julho
3 e 803 de junho05 de julho
4 e 904 de junho06 de julho
5 e 005 de junho07 de julho










Pagamento da segunda parcela do 13º já iniciou

O INSS deu início no dia 24 de junho ao pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário dos aposentados e pensionistas. Os 31 milhões de segurados que têm direito ao adiantamento do 13º vão receber o abono conforme a folha de pagamento do INSS para o mês de junho, que vai de 24/06 a 07 de julho.

A primeira parcela do 13º salário foi paga junto com o benefício habitual dos segurados, no mês de maio. Em junho, a segunda parcela do décimo terá desconto do Imposto de Renda, portanto o valor pode ser menor do que o recebido no mês anterior.


Calendário da prova de vida do INSS em 2021

Competência de vencimento da comprovação de vidaCompetência da retomada da rotina
março e abril/2020junho/2021
maio e junho/2020julho/2021
julho e agosto/2020agosto/2021
setembro e outubro/2020setembro/2021
novembro e dezembro/2020outubro/2021
janeiro e fevereiro/2021novembro/2021
março e abril/2021dezembro/2021

Postar um comentário

0 Comentários