não mexer

header ads

Governador prorroga medidas e interrompe sequência de reabertura no Ceará.

Governador Camilo Santana (PT) anunciou a prorrogação do atual decreto de isolamento social ontem (18/06). As deliberações já em vigor permanecerão por mais uma semana, a partir da próxima segunda, 21. A decisão — por prudência, conforme apontou o governador — foi tomada hoje pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia. Dessa forma, o Cariri permanece com mais restrições.

Camilo Santana se diz preocupado com o avanço da covid no país  (Foto: Reprodução/Facebook)

O governador informou que a procura por atendimento na rede de saúde segue em queda, assim como o número de casos e óbitos. A transmissão do coronavírus está estável. Todavia, ele disse que a preocupação no Cariri permanece. Segundo Camilo, o crescimento de casos em outros estados também preocupa e contribuiu para a decisão de interromper o avanço da flexibilização.

O chefe do executivo estadual demonstrou preocupação com aglomerações em festejos juninos. "Teremos vários outras festas juninas. Quem não gosta de festa junina? Mas vamos deixar isso para o próximo ano em um momento em que a gente possa superar a pandemia", afirmou.

O secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Cabeto, disse que há tendência de redução no Cariri, mas os números seguem muito altos. A taxa de positividade de exames no Estado é de 17%, o que indica queda na transmissão viral. Especificamente na região do Cariri, esse índice salta para 53%, o que significa alta transmissão. Cabeto salienta a estabilidade em relação à semana anterior. No Cariri, o secretário considera que começa a haver controle. Um sinal disso é uma discreta redução na taxa de transmissão da doença na região, que caiu de 0,92 para 0,89.

Em junho, há redução significativa no atendimento em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no Ceará com relação ao mês de maio. Além disso, ele destaca que a maioria dos casos é de quadros virais leves, que somam 60% das demanda. Há queda de ocupação em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermarias. Contrário do que é registrado no Cariri: atendimento elevado em UPAs, platô na ocupação de UTIs e discreta redução em enfermarias.

Sobre a vacinação, Cabeto apresentou dados segundo os quais o número de mulheres imunizadas no Ceará é significativamente maior que o de homens em todas as faixas de idade já vacinadas. No Ceará, 58,93% das pessoas vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19 são mulheres, conforme dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, apresentados pelo secretário.

Segundo ele, neste final de semana, Ceará deve chegar a 40% da população adulta vacinada com a primeira dose. Estado tem 34% da população com mais de 18 anos já vacinada com a D1 e 15% vacinada com a D2.

Com informações portal O Povo Online


Postar um comentário

0 Comentários