não mexer

header ads

Flávio Dino deixa o PCdoB depois de 15 anos; PSB pode ser novo destino do governador.

Em anúncio nas redes sociais, o governador do Maranhão, Flávino Dino, anunciou a desfiliação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), partido ao qual dedicou 15 anos de sua vida política.

Governador é cotado para disputa ao senado ou composição de chapa junto o ex-presidente Lula. (FOTO | Karlos Geromy).

Com origem no Partido dos Trabalhadores (PT), onde iniciou sua militância partidária em 1987, Dino filiou-se ao PCdoB em 2006 e se consagra enquanto primeiro político a governar um estado pelo partido, eleito em 2014 e reeleito em 2018 com quase 60% dos votos válidos em primeiro turno.

A expectativa é de que Flávio Dino filie-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), para onde já migrou também o então deputado federal Marcelo Freixo, que compunha o quadro do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) há 16 anos. 

Duas possibilidades são cotadas entre os analistas políticos. Uma de que o governador do Maranhão deve disputar o Senado nas Eleições de 2022, e outra a possibilidade de ele compor, como vice, na chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em possível candidatura à Presidência da República.

Com uma trajetória marcada por avanços nos índices sociais do Maranhão e a criação de programas para o estado nos três maiores pilares da gestão pública: educação, saúde e segurança, o nome do governador ganha ainda mais força a nível nacional por sua atuação na prevenção e no combate à pandemia. 

A gestão de Dino levou o Maranhão a ser o estado com maior geração de emprego com carteira assinada do Nordeste em 2020, o terceiro com maior investimento público no país e o estado com menor índice de mortalidade por covid-19 do país.

Biografia

Flávio Dino de Castro e Costa nasceu em São Luís em 30 de abril de 1968, filho de Rita Maria e Sálvio Dino. Cursou o ensino médio no Colégio Marista, onde deu início à vida política como líder estudantil. Formou-se bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde exerceu o cargo de coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Exerceu o cargo de juiz federal por 15 anos, tendo abandonado a carreira em 2006 para ingressar na vida política, se filiando ao PCdoB. Foi presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), cargo que ocupou até março deste ano, devido à sua pré-candidatura ao governo do Maranhão.

______________

Com informações do Brasil de Fato.


Postar um comentário

0 Comentários